Um dia após anunciar um aumento de 50% no preço do Xbox Game Pass Ultimate, a Microsoft saiu em defesa da decisão polémica. Dustin Blackwell, diretor de comunicações de gaming e plataforma da empresa, admitiu que a companhia compreende a frustração dos jogadores mas garante que a medida não foi tomada de ânimo leve.
Em declarações ao The Verge, Blackwell tentou contextualizar a subida acentuada de preços: “Entendemos que aumentos de preço nunca são divertidos para ninguém, mas estamos a tentar reforçar isto adicionando mais valor a estes planos também. É algo que não tomamos de ânimo leve, e estamos a ouvir o feedback dos jogadores e da comunidade para tentar dar-lhes mais do que estão a pedir”.
A Microsoft aponta para várias melhorias no serviço como justificação para o novo preço. Blackwell destacou o crescimento da biblioteca de jogos, as funcionalidades de cloud gaming e, especialmente, o aumento nos lançamentos day one disponíveis desde o primeiro dia.
“Estamos agora a dar acesso a mais de 75 lançamentos day one por ano”, afirmou o responsável. “Isso representa um aumento de 50% face aos títulos day one que disponibilizámos no ano passado”. A empresa considera que esta expansão compensa o acréscimo no custo da subscrição.
Para além do volume de jogos novos, Blackwell apontou ainda a inclusão do Ubisoft+ Classics e do Fortnite Crew como benefícios adicionais para os subscritores que agora pagam mais pelo serviço.