Sarah Bond, presidente da Xbox, deixou escapar alguns detalhes interessantes sobre a próxima consola da Microsoft. Em declarações à Mashable, Bond confirmou que o sistema será posicionado como um produto premium e que incorpora algumas ideias que já podemos ver na Asus ROG Xbox Ally.
A questão colocada à responsável da Xbox era direta: os rumores apontam para uma consola híbrida capaz de correr jogos de Xbox e também títulos de PC. Bond não confirmou nem desmentiu, mas a resposta deixa pistas claras sobre o caminho que a Microsoft pretende seguir.
“Posso dizer-vos que têm razão quanto ao facto da consola de próxima geração ser uma experiência muito premium, de topo e cuidadosamente preparada”, explicou Bond. “Já começam a ver algum do nosso pensamento nesta portátil, mas não quero revelar tudo”.
Os dispositivos ROG Xbox Ally, que são essencialmente PCs portáteis com Windows, permitem aceder não só à loja Xbox para PC como também a outras plataformas como Steam, Epic Games Store e GOG. Esta abertura a múltiplas lojas digitais pode ser precisamente o conceito a que Bond se refere.
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já tinha abordado este tema antes das ROG Xbox Ally serem conhecidas publicamente. Numa entrevista à Polygon, Spencer defendeu que gostaria de ver outras lojas digitais nas consolas Xbox, quebrando as barreiras que limitam os jogadores a comprar apenas na loja oficial da consola.
“Considerem a nossa história como a empresa do Windows”, argumentou Spencer. “Ninguém ficaria surpreendido se eu dissesse que, quando usam um PC, podem decidir o tipo de experiência que querem ter. Há valor real nisso”.
A promessa feita pela Xbox em fevereiro de 2024 continua a ecoar, a próxima consola representará “o maior salto técnico que alguma vez viram numa geração de hardware”. Um salto que, segundo Bond, será benéfico tanto para jogadores como para criadores.
As especulações para a próxima Xbox apontam para uma máquina mais potente que a PS6, mas também mais cara devido ao tamanho maior e provavelmente mais memória RAM.