Dragon Quest III HD2D hits tomorrow! Its original launch is stuff of gaming legends in Japan, with massive lines and people skipping school to nab copies. This time won’t be quite as hectic, but it’s amazing to see these same stores sell a new version all these years later. pic.twitter.com/GtjUc48lKB
— Tokyo Game Life (@TokyoGameLife) November 13, 2024
Dragon Quest III HD-2D Remake já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam) em todo o mundo e embora tenha sido recebido com entusiasmo pelos fãs, é improvável que o seu lançamento provoque as mesmas cenas que podemos assistir em cima que acompanharam o lançamento da versão original para a Famicom no Japão.
O jogo chegou às prateleiras das lojas no dia 10 de fevereiro de 1988, e atingiu a impressionante meta de 1,1 milhões de vendas num único dia, um feito que o coloca como um dos jogos mais vendidos na década de 80. No final da semana foi reportado pela Revista Famitsu que vendeu 3 milhões de unidades e permaneceu no topo das tabelas de vendas japonesas até abril, tornando-se no jogo mais vendido no Japão em 1988.
As cenas incríveis de milhares de japoneses a fazer fila para comprar uma cópia provavelmente não voltarão a ser vistas, especialmente porque vivemos numa época em que se pode transferir um jogo completo sem ter de sair de casa. A febre à volta do terceiro título Dragon Quest foi tão intensa que foram registados roubos e foram feitas quase 300 detenções relacionadas com o absentismo escolar, uma vez que os estudantes ansiosos se reuniam para o jogar, e foi daqui que surgiu o mito urbano que um jogo Dragon Quest não podia ser vendido num dia de semana.
O governo japonês estava tão frustrado que criou a “Dragon Quest Law”, uma alínea nas lojas que impedia a Enix de lançar os jogos da série Dragon Quest num dia de semana laboral.
Yuu Miyake, o atual produtor da série Dragon Quest relembra este período ao comentar o seguinte:
A prática basicamente era lançar os jogos às quintas-feiras, mas existiam miúdos que faltavam à escola para ir comprar jogos no dia de lançamento. Por isso, combinámos com a Nintendo que os jogos Dragon Quest seriam lançados num sábado, como exceção especial.
Ou seja, embora seja falso, existe uma réstia de veracidade neste mito porque foi a própria Enix que decidiu lançar os jogos Dragon Quest ao sábado para evitar tais acontecimentos, uma tradição que se manteve até 2017 com Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age.