Com a apresentação de ontem da Nintendo Switch 2 mais do que o preço da consola, o que acabou por capturar a atenção dos jogadores foi o preço dos jogos da Nintendo com Mario Kart World a custar 79.99 euros e a sua versão física a custar 89.99 euros.
Durante muitos anos havia o consenso de que 60 euros era um preço justo para jogos, mais tarde com a chegada da era PlayStation 5 / Xbox Series os preços subiram para 70 euros e os jogadores acabaram por se ajustar, agora com a chegada da Nintendo Switch 2 vemos o surgimento dos jogos a 80 euros com a sua versão física a custar 90 euros.
Com as incertezas no mercado global impulsionadas pelas tarifas impostas pelos USA ao mundo, o preço de muitos artigos vai aumentar e os videojogos não estarão fora do lote de artigos cujo preço vai refletir essa política.
Durante muitos anos a Nintendo foi vista como uma empresa que tentava manter os preços acessíveis, mas com o lançamento de jogos a 80/90 euros, definitivamente abriu as portas para outras companhias aumentarem também o preço dos seus videojogos, e subitamente pedir 100 euros por GTA 6 já não é assim tão descabido.
Podem argumentar que o GTA 6 não precisa de ir além dos 70 euros porque devido à sua popularidade já vai ganhar milhares de milhões de euros, mas com um novo padrão a ser definido, a Rockstar Games não vai perder a oportunidade de aumentar o preço dos seus videojogos.
Portas que se abrem, carteiras que se fecham, ė a lei da “Acção/Reação”.