A Nintendo juntamente com a The Pokémon Company Internacional entraram numa ação judicial por violação de patente no tribunal distrital de Tóquio contra a Pocket Pair Inc., o estúdio responsável por Palworld, o célebre jogo de criação de criaturas que no início deste ano conquistou os jogadores das consolas Xbox Series e PC (Steam) em todo o mundo.
Segundo a Nintendo, o jogo infringe diversos direitos de autor que incluem o design do jogo e das próprias criaturas conhecidas como Pals. De salientar que estes desenvolvimentos surgem quando o jogo estagnou de vendas, mas começou a vender artigos de marketing, tais como peluches das criaturas e foi criado um estúdio para explorar este IP. Também vários rumores apontam para o anúncio do lançamento de uma versão do jogo para a PlayStation 5.
O porta-voz da Nintendo emitiu o seguinte comunicado:
A Nintendo Co., Ltd., juntamente com The Pokémon Company, entrou com uma ação judicial por violação de patente no Tribunal Distrital de Tóquio contra a Pocketpair, Inc. no dia 18 de setembro, em busca de uma ordem de proibição de violação e indemnização por danos, com base no fato de que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo réu, viola múltiplos direitos autorais.
A Nintendo continuará a tomar as medidas necessárias contra qualquer violação dos seus direitos, para proteger as propriedades intelectuais que desenvolveu arduamente ao longo dos anos.