Mais...
    InícioJogosNintendo of America queria Pikachu com seios grandes, confirma imprensa japonesa

    Nintendo of America queria Pikachu com seios grandes, confirma imprensa japonesa

    Proposta controversa da Nintendo americana para redesenhar Pokémon foi rejeitada pelos criadores japoneses

    Pokemon the Movie Secrets of the Jungle Screenshot 2 press

    Recentemente nas redes sociais circulou uma história sobre a Nintendo of America ter sugerido uma versão do Pikachu com “seios grandes” ficando a dúvida se foi um erro de tradução, ou uma proposta que aconteceu na realidade. O portal japonês Game*Spark investigou as alegações e confirmou que a proposta realmente existiu durante o processo de localização dos Pokémon para o mercado americano.

    A polémica começou numa publicação viral no Reddit que foi posteriormente removida pelos moderadores por “informação não verificável”. Muitos utilizadores suspeitavam que se tratava de uma má tradução da palavra japonesa “mune” (胸), que pode significar tanto “peito” como “seios”. No entanto, a investigação do Game*Spark revelou uma entrevista antiga da era Gold e Silver onde Tsunekazu Ishihara, CEO da The Pokémon Company, partilhou detalhes sobre as primeiras tentativas de localização.

    Quando mostrei os Pokémon pela primeira vez, disseram-me que eram demasiado fofos“, recordou Ishihara na entrevista. “A equipa da Nintendo of America sugeriu então os seus próprios designs para as personagens – nunca vou mostrar essas ilustrações a ninguém enquanto viver, mas pareciam-se com as personagens do musical Cats. Por exemplo, o Pikachu foi transformado numa personagem com a forma de um gato malhado com seios enormes“.

    O contexto torna-se mais claro quando o entrevistador pergunta se o design proposto era “como aquelas meninas que fazem cosplay do Pikachu nas convenções de anime“. Ishihara respondeu afirmativamente: “Sim, exatamente, apresentaram-nos esse tipo de design a sério. Achei interessante, no sentido de apreciar essas diferenças culturais. No entanto, não queria competir no mercado [internacional] com esse tipo de coisa“.

    Esta revelação contradiz parcialmente declarações anteriores de Satoru Iwata, o falecido presidente da Nintendo, que em 2008 mencionou ter visto um Pikachu extremamente musculado, com a explicação de que “os monstros devem parecer mais fortes e assustadores”. O Game*Spark sugere que podem ter existido dois designs diferentes apresentados pela Nintendo of America, ou talvez um único design que combinava músculos e características femininas exageradas.

    A rejeição destes designs alternativos pelos criadores japoneses acabou por preservar a identidade original dos Pokémon, mantendo o seu apelo universal que conhecemos hoje. As ilustrações controversas permanecem guardadas a sete chaves, sendo pouco provável que alguma vez sejam reveladas ao público, dada a reação traumática que causaram na altura aos responsáveis da GameFreak e Nintendo japonesa.

    Esta história ilustra as diferenças culturais significativas entre os mercados japonês e americano na década de 1990, e como as decisões criativas podem moldar o sucesso global de uma franquia. Os Pokémon mantiveram o seu design original “fofo” e tornaram-se num fenómeno mundial, provando que a visão inicial dos criadores japoneses estava correta.

    SourceAutomaton
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Kisama404
    Kisama404
    31 , Julho , 2025 2:20

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares