Segundo o Torrentfreak a Nintendo entrou com duas ações judiciais num tribunal dos USA visando indivíduos que supostamente facilitaram a pirataria de Nintendo Switch.
- O primeiro processo acusa a Modded Hardware de violar o DMCA ao vender mod-chips e dispositivos MIG, bem como enviar consolas modificados com jogos piratas.
- O segundo processo acusa “Archbox”, moderador do r/SwitchPirates no Reddit, de facilitar a pirataria e operar várias “lojas piratas”.
Relativamente ao primeiro processo a Nintendo terá contactado o dono da Modded Hardware, Ryan Daly, em março sendo que o homem concordou em parar com a sua atividade de modificar consolas e vender dispositivos MIG. No entanto, passados vários meses ele não fechou a sua loja, com o homem a alegar que estava à procura de um novo advogado, o que levou a Nintendo a avançar com um processo nos tribunais.
No processo a Nintendo afirma que a Modded Hardware vende diversas peças de hardware que contornam as suas proteções contra pirataria. Isso inclui Mod Chips e o “MIG Switch”, um cartão de memória que permite às pessoas jogar cópias piratas de jogos Nintendo Switch em consolas autênticas.
Além de vender hacks de hardware, o réu também ofereceu serviços de modding por correio e versões modificadas de consolas Switch, para aquelas pessoas com menos conhecimentos técnicos.
Já no processo contra “Archbox“, um residente no Arizona, a Nintendo alega que ele está ligado a várias “lojas piratas” através das quais são distribuídas cópias de jogos não autorizadas. Na queixa podemos ler:
O Réu é o operador, supervisor e força motriz por trás de várias Lojas Piratas, através das quais o Réu ofereceu enormes bibliotecas de jogos Nintendo Switch piratas
Além de administrar essas lojas piratas, o réu supostamente ajudou as pessoas a obter e usar software pirata, para que pudessem jogar jogos piratas. Esta atividade foi supostamente impulsionada através do subreddit SwitchPirates, onde Archbox era moderador.