Mais...
    InícioJogosNintendo quer mais filmes além de Mario e Zelda e não descarta...

    Nintendo quer mais filmes além de Mario e Zelda e não descarta produzir anime

    Shuntaro Furukawa revela ambições para expansão audiovisual da Nintendo e estratégia de longo prazo focada em exposição de personagens

    It's Me, Mario! short 1 screenshot

    O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, deixou claro que a aposta da empresa em cinema e animação está longe de se esgotar com os filmes de Mario e Zelda. Numa entrevista ao jornal japonês Kyoto Shimbun, o executivo falou abertamente sobre os planos futuros da empresa para conteúdos audiovisuais e admitiu que a produção de anime, embora desafiante, não está fora de questão.

    A revelação surge num momento em que a Nintendo prepara o terreno para o lançamento de The Super Mario Galaxy Movie em abril de 2026 e The Legend of Zelda em 2027, o primeiro filme live-action da empresa nesta nova era de expansão mediática.

    Furukawa sublinhou que a filosofia da Nintendo para cinema espelha a abordagem que a empresa tem com videojogos: controlo criativo total desde as primeiras fases de planeamento. Para os filmes de Mario, Shigeru Miyamoto tem servido como co-produtor ao lado de Chris Meledandri da Illumination. No caso do filme de Zelda, Miyamoto trabalha como co-produtor com Avi Arad da Arad Productions.

    Através desta abordagem consistente, ganhamos gradualmente a confiança dos clientes, o que conduz não apenas ao conhecimento das nossas personagens, mas acaba por transformá-los em fãs“, explicou Furukawa.

    O executivo foi claro quanto às prioridades da empresa. “Embora certamente não ignoremos lucros a curto prazo, o nosso foco principal é aumentar a exposição das personagens para além dos nossos jogos. Os filmes permitem-nos alcançar pessoas mesmo em regiões onde as consolas de jogos ainda não estão amplamente difundidas. Se possível, gostaríamos de construir uma estrutura que nos permita continuar a fazer filmes para além destes dois“.

    Nintendo Pictures entra em cena

    A estratégia audiovisual da Nintendo ganhou novo fôlego com a criação da Nintendo Pictures, subsidiária resultante da aquisição da Dynamo Pictures em julho de 2022 por 34,5 milhões de ienes. A empresa, que passou a usar o novo nome em outubro desse ano, foi criada com o objetivo de “fortalecer a estrutura de planeamento e produção de conteúdo visual no grupo Nintendo“.

    Furukawa revelou que a decisão de adquirir o estúdio foi tomada durante a produção de The Super Mario Bros. Movie, quando a Nintendo percebeu que ter uma equipa interna capaz de criar conteúdo audiovisual além de filmes para cinema seria benéfico para aumentar o conhecimento das suas personagens.

    Em outubro de 2025, a Nintendo Pictures lançou Close to You, dois vídeos curtos estrelados por personagens de Pikmin que marcaram a estreia do estúdio em produções totalmente criadas internamente. Os vídeos foram divulgados nos dias 7 e 8 de outubro através da aplicação Nintendo Today e do YouTube.

    “Lançámos recentemente dois vídeos curtos com personagens de Pikmin, e ao observar a resposta sentimos o potencial para o desenvolvimento futuro de conteúdo em vídeo”, disse Furukawa. “Os jogos enfrentam inevitavelmente restrições ao longo do tempo, como software anterior que deixa de ser jogável quando as gerações de hardware mudam. Uma vantagem do conteúdo em vídeo, no entanto, é que se for bom pode ser apreciado durante muito tempo através de várias plataformas”.

    The Legend of Zelda visual screenshot

    Anime possível mas não fácil

    Quando questionado sobre a possibilidade de a Nintendo criar séries anime, à semelhança do que aconteceu com Pokémon e, no passado, com F-Zero GP Legend em 2003 e o anime de Kirby em 2001, Furukawa não fechou a porta mas foi cauteloso.

    “Acho que seria bastante desafiante chegar a esse ponto”, respondeu o presidente. No entanto, acrescentou que se for possível “criar obras distintivas que sejam exclusivas da Nintendo”, então poderia ser algo bom a visar a longo prazo.

    A declaração alimentou especulações sobre quais franquias da Nintendo poderiam beneficiar de adaptações anime. Fãs têm pedido há anos séries baseadas em propriedades como Star Fox, Animal Crossing, Metroid, Splatoon e Xenoblade Chronicles. O diretor Chris Stuckmann já manifestou publicamente interesse em dirigir um filme de Metroid, enquanto Jeff Fowler, realizador de Sonic the Hedgehog 2, expressou vontade de criar um filme crossover inspirado em Super Smash Bros.

    Calendário de lançamentos em construção

    The Super Mario Galaxy Movie chega aos cinemas a 3 de abril de 2026, com Chris Pratt a regressar como voz de Mario. O filme adaptará elementos da aclamada série Super Mario Galaxy e introduzirá novas personagens como Yoshi, Wario e Bowser Jr.

    The Legend of Zelda está marcado para 7 de maio de 2027. O filme será realizado por Wes Ball, conhecido pelo trabalho em Kingdom of the Planet of the Apes, e será produzido pela Sony Pictures. Benjamin Evan Ainsworth interpretará Link e Bo Bragason dará vida a Zelda nesta primeira aventura live-action da franquia no grande ecrã.

    Durante uma apresentação de resultados financeiros em novembro de 2025, Furukawa mostrou um slide intitulado Building a Framework for a Consistent Release Cadence, que exibia os três filmes confirmados da Nintendo junto com dois pontos de interrogação e reticências, sugerindo mais projetos por vir. O presidente afirmou estar “a continuar a preparar o lançamento contínuo de filmes no futuro”, indicando que pode não haver outro intervalo de três anos entre filmes da Nintendo como houve entre os dois filmes animados de Mario.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares