A Nintendo Switch 2 já foi oficialmente lançada, mas tardam em ser anunciados novos jogos. Segundo informações recentes, este silêncio pode estar relacionado com problemas na distribuição dos kits de desenvolvimento aos estúdios.
De acordo com fontes próximas da indústria, citadas no podcast de Nate the Hate, apenas cerca de um terço dos programadores que desenvolveram jogos para a Nintendo Switch original receberam até agora os kits de desenvolvimento da Switch 2. Os restantes estúdios continuam à espera de uma resposta da Nintendo.
Esta situação está a criar um impasse na indústria, uma vez que muitos programadores pretendem não só melhorar os seus títulos da Switch original para a nova consola, como também criar jogos completamente novos para aproveitar as capacidades melhoradas do hardware.
O problema não se limita apenas aos estúdios independentes. Segundo a mesma fonte, várias empresas de médio e grande porte também não têm acesso aos kits de desenvolvimento necessários. Estúdios reconhecidos como Capcom, Sega, Ubisoft e Bandai Namco estarão entre os que aguardam autorização para anunciar novos projetos para a plataforma.
A expectativa é que estas empresas tragam um forte apoio à Nintendo Switch 2, com vários títulos em preparação. Até mesmo a Microsoft, antes das recentes reestruturações, estava planeada como uma das editoras que iria lançar jogos para o sistema.
Rumores apontam para a realização de uma Nintendo Direct ainda durante o mês de julho, onde poderão ser revelados mais pormenores sobre os próximos jogos para a consola. No entanto, se os problemas com a distribuição dos kits de desenvolvimento persistirem, os anúncios podem continuar a ser adiados.