Na sua recente direct a Nintendo revelou que a Nintendo Switch 2 vai tornar o chat de voz uma parte importante da experiência da consola.
Ao premir o novo botão “C“, localizado no Joy-Con direito, os jogadores podem entrar num chat de jogo com os seus amigos e familiares. A Nintendo Switch 2 possui um microfone na parte superior do dispositivo para facilitar a comunicação de voz, filtrando mesmo os ruídos e tornando a voz dos jogadores mais clara.
Na parte inferior do ecrã vão aparecer os participantes do chat com os utilizadores a poderem partilhar o seu próprio ecrã e até mostrar a sua cara em vídeo se possuírem Nintendo Switch 2 Camera que vai ser lançada no mesmo dia que a Nintendo Switch 2.
Com a nova funcionalidade online GameChat, é possível jogarem e conversar como se toda a gente estivesse na mesma sala, mesmo que estejam longe. Quer seja para partilhar uma vitória ou só para cumprimentar alguém, o GameChat faz com que pareça que estão no mesmo sofá que os vossos amigos online por todo o mundo. Após iniciarem o GameChat, os jogadores podem conversar com amigos sempre que quiserem ao premir o botão C no comando Joy-Con 2 direito. O microfone incorporado na consola pode ser utilizado para conversar por voz enquanto se joga com até mais 11 pessoas em sítios diferentes.
Até quatro amigos podem partilhar o seu ecrã e, se ligarem uma câmara USB-C compatível, como a câmara da Nintendo Switch 2 (disponível em separado), também podem usar o chat de vídeo para verem as caras uns dos outros enquanto jogam. Podem juntar-se mais amigos ao chat, mas poderão utilizar apenas o áudio. Até ao final de março de 2026, qualquer pessoa pode utilizar o GameChat sem ter uma adesão do Nintendo Switch Online. Após essa data, será necessária uma adesão do Nintendo Switch Online.
Ao iniciar uma sessão do GameChat, o utilizador convida pessoas da sua lista de amigos. Há funcionalidades de segurança incluídas para ajudar os jogadores a terem uma experiência de chat segura, como a possibilidade de denunciar uma pessoa na sessão de chat. Além disso, a Nintendo reconhece o papel importante dos pais e representantes legais nas experiências online das crianças, pelo que as crianças com menos de 16 anos terão de ter a aprovação do respetivo pai ou representante legal para utilizar o GameChat através de uma versão atualizada da aplicação Controlo parental da Nintendo Switch.