No passado dia 12 de outubro a Nintendo revelou que iria atualizar os seus Regulamentos de Serviço de Reparo / Regulamentos de Garantia e um olhar mais atento revelou que companhia nipónica acrescentou um novo regulamento para proteger os seus funcionários do assédio dos clientes.

Numa nova secção dos seus regulamentos sobre assédio dos clientes podemos ler:

Ao fazer perguntas sobre reparos de produtos, evite comportamentos que vão além das normas socialmente aceitas (incluindo, mas não se limitando às listadas abaixo). Se determinarmos que tal comportamento ocorreu, podemos recusar-nos a reparar ou substituir o seu produto. Além disso, se considerarmos o comportamento especialmente malicioso, entraremos em contacto com a polícia e os advogados para tomar as medidas apropriadas em resposta.

  • Ameaças, intimidação ou comportamento ameaçador
  • Insultos ou comentários degradantes
  • Violação de privacidade
  • Solicitações de serviço além das normas sociais, como solicitar reparos gratuitos além do coberto pela garantia
  • Exigências irracionais de um pedido de desculpas da empresa ou demandas para punir pessoas
  • Comportamento que prolonga o tempo gasto, como repetir excessivamente a mesma solicitação ou reclamação
  • Calúnia nas redes sociais ou na Internet

Resumindo, se os clientes ao entrarem em contacto com o atendimento ao cliente da Nintendo se comportarem como uns idiotas, a Nintendo vai recusar o que estão a pedir e, em casos mais graves, até vão contactar a polícia ou entrar com uma ação judicial.

A Nintendo não escolheu ao acaso estes exemplos de comportamento de assédio dos clientes. Este regulamento é amplamente baseado num manual que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês divulgou, depois de realizar uma ampla pesquisa entre as empresas japonesas em 2020 sobre esse tópico.

Nele, o ministério descobriu que, embora o assédio de poder e o assédio sexual ainda sejam os maiores problemas no local de trabalho, eles foram vistos como em declínio pelos entrevistados na pesquisa. No entanto, o assédio pelo cliente aos funcionários foi a única forma de assédio que aumentou nos três anos anteriores.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments