A CyberAgent anunciou que dia 1 de julho de 2024 vai adquirir a Nitroplus por 97 milhões de euros. A CyberAgent vai assim deter o controlo acionário de 72,5% da Nitroplus, que passará a fazer parte do grupo de empresas CyberAgent como subsidiária.
O fundador e CEO da Nitroplus, Takaki Kosaka, também conhecido como Digitarou, afirmou que ele, o vice-presidente Gen Urobuchi e todos os funcionários da Nitroplus permanecerão como parte da empresa no futuro próximo.
A Nitroplus foi fundada em 1999 e teve o seu primeiro lançamento em 2000 com a visual novel Phantom of Inferno que acabou por inspirar o anime Phantom ~Requiem for the Phantom~.
A obra é a primeira visual novel de Gen Urobuchi para a empresa, sendo que ele se iria acabar por tornar no escritor mais notável e prolífico da empresa. A empresa é conhecida pelas suas histórias que exploram temas sombrios e cenários de alto conceito e detalhados. Produziu muitas visual novels icónicas como Saya no Uta, Full Metal Daemon: Muramasa, Demonbane, Jingai Makyō, You and Me and Her e Tokyo Necro.
A Nitroplus colaborou com a 5pb. nas visual novels Chaos;HEAd e Steins;Gate.
A Nitroplus e os seus escritores também trabalharam ou colaboraram numa série de mangás originais, animes e light novels, incluindo Fate/Zero, Puella Magi Madoka Magica, Aldnoah.Zero, School-Live!, Psycho Pass, Expelled from Paradise, Gargantia on the Verdurous Planet, Revenger, RWBY: Ice Queendom e Thunderbolt Fantasy, entre muitas outras.
A CyberAgent fundou a Cygames em 2011, e a empresa produziu jogos como Rage of Bahamut e Granblue Fantasy. A Cygames estabeleceu uma divisão de anime em março de 2015 e a subsidiária de produção de anime Cygames Pictures em abril de 2016. A empresa trabalhou em produções de anime inspiradas nos seus jogos, incluindo Rage of Bahamut Genesis, Rage of Bahamut: Virgin Soul e Granblue Fantasy the Animation.