A Aquaplus anunciou oficialmente o adiamento do mais recente jogo da popular série de visual novels Utawarerumono. O jogo Utawarerumono: Shiro e no Michishirube (Utawarerumono: The Guidepost to White), inicialmente previsto para o outono de 2025, foi reagendado para 2026, com o estúdio a citar a necessidade de melhorar a qualidade geral da produção.
Naoya Shimokawa, da Aquaplus revelou que Utawarerumono: Shiro e no Michishirube será um “culminar que abrange tudo na série Utawarerumono” e que o sistema de jogo será baseado em Monochrome Mobius: Rights and Wrongs Forgotten, mas mais evoluído.
O projeto continua sob a direção criativa de Munemitsu Suga, responsável pelo conceito e argumento original. O design de personagens fica a cargo de mi, que trabalhará com base nos desenhos originais de Tatsuki Amazuyu e Misato Mitsumi. A componente musical será dirigida por Naoya Shimokawa.
A cantora Suara, já conhecida dos fãs da série, interpretará o tema de abertura intitulado “Tsuki no Fune Miagete” (Gaze Up at the Boat of the Moon).
Outros lançamentos mantêm calendário
Apesar do adiamento do novo título principal, a Aquaplus mantém outros projetos da franquia em curso. Utawarerumono: ZAN, um jogo de ação baseado na série, chegará ao PC através da Steam no dia 23 de outubro.
A empresa lançou recentemente a versão física para Nintendo Switch do Utawarerumono Trilogy Set, uma compilação que reúne os três jogos RPG/visual novel da série. O conjunto chegou às lojas em fevereiro, enquanto as versões individuais foram disponibilizadas em abril.
A franquia Utawarerumono teve início em 2002 com o lançamento do jogo original para PC. O sucesso do jogo levou à criação de uma série anime em 2006 e um OVA em 2009.