Além de revelar as placas gráficas NVIDIA RTX GeForce 5000, a NVIDIA também apresentou na CES 2025 a tecnologia NVIDIA DLSS 4 (NVIDIA Deep Learning Super Sampling 4), a quarta geração das suas tecnologias de upscaling e geração de fotogramas.
A NVIDIA DLSS 4 introduz a “Geração Multi-Frame”, uma tecnologia capaz de gerar ainda mais fotogramas antecipadamente. A NVIDIA afirma que proporcionará um desempenho até 8x superior em jogos como Cyberpunk 2077 ou Black Myth; Wukong e representa a atualização mais significativa desta tecnologia desde a sua criação.
A NVIDIA DLSS 4 melhora o desempenho ao introduzir fotogramas adicionais no pipeline gráfico gerado artificialmente. Esta atualização irá melhorar os algoritmos e modelos de IA para algumas placas gráficas da série RTX. No entanto, a série NVIDIA RTX 5000 vai receber o maior benefício, por gerar não um, mas sim três fotogramas adicionais enquanto mantém uma latência baixa, graças à tecnologia NVIDIA Reflex 2, que também não vai ser exclusiva da série 5000 por isso as placas gráficas da série 4000 também vão receber a mesma.
No entanto, convém salientar que a DLSS Multi-Frame Generation, a principal funcionalidade da NVIDIA DLSS 4, vai ser exclusiva da série RTX 5000 com 75 jogos e aplicações a acompanhar o seu lançamento. Embora as placas mais antigas possam suportar a funcionalidade de upscaling, não beneficiarão dos fotogramas adicionais gerados pelo hardware. Por exemplo, na série RTX 4000 apenas um fotograma é gerado.