Sempre que existe algum evento traumático e polémico envolvendo adolescentes muitas entidades com responsabilidade rapidamente atribuem a culpa aos videojogos.
São o bode escapatório ideal, indefensável e os média tradicionais rapidamente entram em frenesim na busca do sensacionalismo, a culpa nunca é do governo que permite a venda de armas, nunca é dos pais que falham na educação, nunca é da escola que não previne o bullying, é sempre dos videojogos… mas, no entanto, a Universidade de Oxford acaba de revelar o resultado de um estudo que mostra que não existe uma ligação que sugira que os adolescentes se tornam violentos devido aos videojogos.
A investigação pela universidade foi publicada na Royal Society Open Science e foi conduzida por Netta Weinstein. Claro está que os lobbies e imprensa sensacionalista vão sempre tentar a saída fácil e culpar os videojogos, mas não deixa de ser interessante termos uma prova científica de uma universidade de peso que prova o contrário.
Claro que não kkk
Na verdade todos tem sua culpa, ninguém é inocente.
video game é sempre usado como bode expriatorio,os massacres nos EUA existem a decadas e o problema é outro.
o maior problema não é nem em casa mais sim na escola.
a escola é um ninho de todo o tipo de ma influencia, agressa fisica, mental, emocional, ao tudo o que existe de ruim acontece.
Bushido, cada caso é um caso, eu não posso dizer que a culpa sempre será da entidade A ou B, então não posso refutar completamente a questão da culpa do governo por permitir vendas de armas em todos os casos sendo que eu não conheço esses casos, assim como não posso dizer que a culpa não é dos jogos eletrônicos em todos os casos, mas vamos combinar, atribuir a culpa a arma, ou ainda ao governo que permite a sua venda é tão fácil e superficial quanto atribuir a culpa aos video-games, tem um ditado muito famoso que diz que armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas, armas são apenas ferramentas, imagina que você tem um pacote de algum produto que você não consegue abrir e não tem uma tesoura, você vai desistir por causa disso? Ou vai simplesmente apelar para outra ferramenta como uma faca? Se alguém quer cometer algum crime não necessariamente deixará de fazer por não poder comprar uma arma legalmente, ele vai conseguir se armar de modo ilegal, e quem está na legalidade (ou seja a vitima) estará completamente desarmada e indefesa, a culpa é do governo mas aqui no Brasil justamente pelo contrario, por dificultar o máximo possível para o cidadão de bem ter uma arma, uma parte significativa da população esta simplesmente desarmada enquanto os marginais muitas vezes estão mais bem armados do que os policiais.
Completamente off-topic…
Conseguiu ser mais off que os textos do Bushido.
What?
Tá certo, mas eu acho que fugiu um pouquinho do assunto.
O Bushido parece ter deixado escapar um pouquinho a opinião dele sobre desarmamento no texto, eu achei mais interessante discutir isso do que o assunto em si, esse não era mesmo o foco da matéria dele, mas não da pra dizer que eu tirei isso do nada também. hehehe.
É lógico… É como eu sempre digo… A pessoa só se deixa influenciar (por qualquer coisa que seja) se tiver uma mente muito fraca, ou se já tiver algum problema mental que leve a pessoa a fazer isso… Ou mesmo como o post fala, falta de orientação dos pais ou ajuda da escola em casos de bully… Afinal, Jack o estripador não tinha um GTA.
Não tem nada a ver com ser mais forte ou mais fraco, todas as pessoas são influenciáveis, é uma característica humana. A diferença está na reação que cada pessoa desenvolve a certa “influência”. Todos temos tendências e uma pessoa com tendências criminais estará mais disposta a cometer crimes independente do nível ou tipo de “influência” que essa pessoa teve, diferente de pessoas sem essas tendências que foram expostas as mesmas “influências”.
Fico feliz que uma instituição tão prestigiada e relevante tenha feito um estudo tão satisfatório nesta área que importa tanto pra gente. Quem sabe agora as pessoas foquem mais nos cuidados necessários com as pessoas do que nos cuidados desnecessários com os jogos. Seria um grande passo.
É que eu não queria usar termos depreciativos…
Na verdade ninguém sabe o diabos tinha na cabeça do Jack, mas há quem diga que se tivesse, RE, Disonored ou hitman na época dele ele não faria o que fez.
Para algumas pessoas pode realmente ser um alivio do stress… Lembro que quando meu primo estava explodindo de raiva, ele começa a jogar GTA (Vice City) e causava o caos, depois de uns 40 minutos ele estava de boa.
Eu fazia a mesma coisa e ainda faço, só com outros jogos, RE4, DMC3, KH2, RE6, Far Cry 5, Doom e outros.
E eu pensando que era o único a fazer isso rs!