Todos falam atualmente sobre o sucesso de Palworld e inevitavelmente das suas parecenças com a franquia Pokémon, sendo que alguns até estão surpreendidos em como o jogo chegou “chegou tão longe” sem uma intervenção jurídica da Nintendo. Depois de muita pressão online a The Pokémon Company finalmente publicou um comunicado.
No comunicado da The Pokémon Company podemos ler:
Consultas sobre jogos de outras empresas
Recebemos muitas perguntas sobre o jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024. Não concedemos nenhuma permissão para o uso de propriedade intelectual ou ativos Pokémon nesse jogo. Pretendemos investigar e tomar as medidas adequadas para resolver quaisquer atos que violem os direitos de propriedade intelectual relacionados a Pokémon. Continuaremos a valorizar e nutrir cada Pokémon e o seu mundo, e trabalharemos para unir o mundo através de Pokémon no futuro.
Sem mencionar o Palworld é óbvio que este comunicado se refere ao popular jogo da Pocketpair que em 6 dias já vendeu mais de 8 milhões de cópias.
Palworld é muito interessante, mas teve sim muita cópia de Pokémon nele.
E não dá pra alegar “homenagens”, por que tem criaturas praticamente iguais, fora zoação óbvia a algumas regras e mecanismos que os jogos de Pokémon tinham e Palworld ignorou: como usar as criaturas como alimento…
É impossível criar uma fera sem copiar outra fera de um outro jogo, existe tantos jogos de feras ao ponto de não haver espaço para criar um pal “inovador” totalmente diferente dos já existentes. Além que a mecânica de sobrevivência do Palword, é totalmente diferente das usadas na franquia Pokémon.