
Não é segredo que a série The Legend of Heroes/Trails, da Nihon Falcom Corporation se tornou, pessoalmente numa das minhas favoritas, e prosperou no Ocidente essencialmente na reta final da anterior década, nomeadamente, desde o arco de Erebonia, com os jogos The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel na PlayStation 4 e no PC (Steam e GOG).
Em entrevistas anteriores, Toshihiro Kondo, o CEO da empresa, confirmou que as vendas no Ocidente são muito superiores, e de forma recorrente, às vendas no Japão dos mesmos. Ao que parece, a Nihon Falcom Corporation poderia mesmo ter enfrentado sérias dificuldades se não fosse o sucesso alcançado fora do seu país de origem.
Durante a mais recente reunião de accionistas, Kondo foi questionado sobre a tendência preocupante de queda nas vendas no Japão. Mais especificamente, o accionista salientou que as vendas de Trails in the Sky 1st Chapter, ficaram abaixo do esperado.
Numa resposta bastante franca, Kondo admite que os números de Trails in the Sky 1st Chapter ficaram, de facto, significativamente aquém das projectadas, mas apenas no Japão.
Antecipámos que este tipo de problemas poderia surgir, razão pela qual apostámos numa expansão global simultânea. No estrangeiro, particularmente desta vez na América do Norte, alcançámos as vendas mais elevadas.
Kondo refere ainda um crescimento significativo em novos mercados, tais como a China e a Europa, sobretudo graças ao lançamento do jogo no PC através da Steam.
A Nihon Falcom Corporation não é, obviamente, a única empresa japonesa a olhar para além horizonte do seu país e em novos sistemas nos últimos tempos. Entidades muito maiores do sector dos videojogos, tais como a CAPCOM, a Square Enix e a Bandai Namco Entertainment, tiveram todas de ajustar as suas estratégias ao longo dos anos devido à contínua falta de interesse em lançamentos para consolas.
Kondo comentou o seguinte:
Quanto à forma como iremos avançar no futuro, iremos concentrar-nos principalmente nos mercados estrangeiros e em estratégias multisistemas.
O futuro poderá, então, trazer algumas mudanças significativas para a Nihon Falcom Corporation. De salientar que Trails in the Sky 1st Chapter teve um lançamento mundial simultâneo, uma estratégia que provou ser eficaz e que se vai repetir com a sua continuação, Trails in the Sky 2nd Chapter no outono de 2026.









