A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) dirigiu uma carta ao presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, exigindo que a empresa retire a argola do nariz da personagem Vaca no recém-lançado Mario Kart World para Nintendo Switch 2.
A Vaca tornou-se rapidamente numa das personagens favoritas dos jogadores desde o lançamento do jogo, sendo a primeira vez que um bovino é jogável na longa história da série Mario Kart. Contudo, a sua popularidade também chamou a atenção da PETA, que considera o acessório problemático.
Na carta enviada à Nintendo, a organização argumenta que “a argola no nariz da Vaca mascara a violência e crueldade do mundo real contra os animais”. A PETA solicita que a empresa “mostre empatia pelos bovinos e retire a argola do nariz”, permitindo que a personagem “corra livremente, sem recordações dolorosas das indústrias que tratam os animais como máquinas de lucro”.
Liberate Cow pic.twitter.com/wLuf3fJZ1P
— PETA (@peta) August 14, 2025
A organização explica que, nas indústrias da carne e lacticínios, as argolas nasais são utilizadas para “explorar, controlar e até arrastar os animais para a morte”. A carta termina com uma referência ao mascote da Sega: “Deixem os anéis para o Sonic e permitam que a Vaca respire livremente!”.
A PETA tem historial de visаr outros estúdios de videojogos. Em 2022, solicitou à Sony Santa Monica que criasse um modo em God of War Ragnarok sem qualquer violência contra animais.
Até ao momento, a Nintendo não respondeu ao mais recente pedido da PETA, e a icónica argola da Vaca mantém-se presente em Mario Kart World.
…