
A Sony Interactive Entertainment revelou nos resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, divulgados esta quinta-feira, 5 de fevereiro, que a PlayStation 5 atingiu 92,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Os dados mostram que a consola vendeu 8 milhões de unidades apenas nos três meses terminados a 31 de dezembro de 2025.
Este marco coloca oficialmente a PS5 à frente da PlayStation 3 em vendas totais ao longo do ciclo de vida. A PS3 vendeu aproximadamente 87,4 milhões de unidades durante toda a sua vida comercial, um número que a PS5 conseguiu ultrapassar mais rapidamente, apesar de ter sido lançada numa fase de escassez global de componentes. A consola atual está quase a igualar a performance da PS4 no mesmo período desde o lançamento, com apenas 100 mil unidades de diferença.
No entanto, as vendas do último trimestre apresentam uma descida em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Sony registou menos 1,5 milhões de unidades vendidas face aos 9,5 milhões comercializados no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024. Apesar desta quebra, as vendas de software continuaram a crescer, com um total combinado de PS4 e PS5 a atingir 97,2 milhões de unidades no trimestre, um aumento de 1,3 milhões face ao ano anterior.
Os dados revelam ainda que as vendas de títulos first-party somaram 13,2 milhões de unidades, registando um crescimento de 1,6 milhões face ao período homólogo. Este aumento é atribuído em parte ao sucesso de Ghost of Yotei, que vendeu 3,3 milhões de cópias no primeiro mês, e Death Stranding 2: On the Beach. A Sony informou que 76% de todas as vendas de software durante o trimestre foram downloads digitais de jogos completos, representando um aumento de 2% comparado com o mesmo período de 2024.
Afinal Ghost of Yotei não foi um fracasso – bem pelo contrário
A PlayStation Network registou números históricos durante dezembro. A rede alcançou pela primeira vez 132 milhões de utilizadores ativos mensais a 31 de dezembro de 2025, um crescimento de 3 milhões face ao mesmo período do ano anterior. Este é o número mais elevado alguma vez registado pela plataforma online da Sony.
Apesar da descida nas vendas de hardware, a divisão de jogos da Sony registou um aumento de 19% no lucro operacional, atingindo 140,8 mil milhões de ienes (897 milhões de dólares). Os resultados demonstram que a estratégia da empresa de focar em software e serviços digitais está a compensar a desaceleração nas vendas físicas de consolas.
A PS5 continua a enfrentar o desafio de superar o recorde da PS4, que vendeu cerca de 117 milhões de unidades ao longo de toda a sua vida comercial. A PlayStation 2 mantém-se como a consola mais vendida de todos os tempos, com mais de 160 milhões de unidades, seguida pela Nintendo Switch com 155,37 milhões. Para a PS5 alcançar estes números, ainda terá de percorrer um longo caminho, mas os indicadores mostram que está no bom caminho para superar a PS4.









