O Japão tem enfrentado alguns problemas com streamers e o mais recente incidente aconteceu em Osaka com um streamer no Kick a vaguear pelas ruas com uma réplica de uma arma a fingir estar num jogo FPS.
A arma de airsoft da Tokyo Marui Airsoft, descrita como uma “reinterpretação revolucionária da clássica AKM” acabou por fazer com que o streamer 220ninimaru fosse reportado às autoridades que acabaram por intervir.
Durante a sua transmissão, 220ninimaru correu com a arma enquanto a sua câmara registava os seus movimentos na primeira pessoa, fazendo lembrar um jogo FPS. O streamer andava por um centro comercial com a arma, espreitava a entrada das escadas que davam para o metro e fazia barulhos de tiros, causando alguma preocupação nas pessoas da zona.
Segundo a Fuji TV, a pouco menos de 16 quilómetros de distância, a Osaka-Kansai Expo estava a ser realizada com medidas de segurança antiterroristas rigorosas.
A polícia acabou por localizar o streamer em questão e levou-o para a esquadra. Depois de interrogado o streamer foi libertado, mas proibido de mostrar a arma em publico.
O streamer já pediu desculpa pela controvérsia, admitindo que “se entusiasmou um pouco”.
Espero que alguém faça o favor de o introduzir para o universo do VR…