Mais...
    InícioJogosPortugal vai ter quatro novos centros especializados em videojogos

    Portugal vai ter quatro novos centros especializados em videojogos

    eGames Lab expande rede nacional com polos no Funchal, Lisboa, Açores e Évora para impulsionar indústria dos jogos

    O setor português dos videojogos prepara-se para dar um salto significativo com a criação de quatro novos Gaming Hubs distribuídos pelo país. O projeto, liderado pelo consórcio eGames Lab, pretende posicionar Portugal como uma referência europeia no desenvolvimento de jogos digitais.

    A expansão tornou-se possível após a aprovação do reforço de ambição do projeto no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência. Esta decisão permite ao maior grupo nacional de investigação e desenvolvimento de videojogos ampliar os seus objetivos e criar uma infraestrutura estratégica para todo o ecossistema nacional.

    Os quatro centros funcionarão em rede e estarão localizados em diferentes regiões do país. O hub principal será instalado no Funchal, onde já se encontra a sede do eGames Lab, ficando a sua conceção e gestão a cargo da ACIF-CCIM. Lisboa e a Ilha Terceira, nos Açores, receberão também espaços dedicados ao setor, sob a responsabilidade da APCA. O quarto polo será implementado em Évora, através do PACT.

    Esta distribuição geográfica visa promover a coesão territorial e aproveitar os recursos criativos de diferentes regiões portuguesas, contribuindo simultaneamente para a diversificação económica e o reforço da competitividade internacional do setor.

    “Estamos convictos de que a criação desta nova rede de Gaming Hubs em Portugal irá dotar o país de infraestruturas e condições únicas para acelerar o crescimento da indústria nacional dos videojogos”, explica Cláudio Pestana, gestor de projetos do eGames Lab. O responsável sublinha que estes espaços serão “verdadeiros centros colaborativos, onde estúdios, criadores e investigadores poderão trabalhar lado a lado”.

    Os novos Gaming Hubs caracterizar-se-ão pelo funcionamento em ecossistema aberto, direcionado para toda a comunidade das indústrias criativas. O foco principal será a criação de produtos, serviços e soluções com elevado valor comercial tanto no mercado nacional como internacional.

    O consórcio eGames Lab integra 22 entidades, incluindo empresas, organismos públicos como o Município do Funchal e diversas associações empresariais e de investigação. O projeto conta com financiamento do PRR através das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares