A Consumer Technology Association (CTA) nos USA reviu o seu relatório de janeiro de 2025 e revela agora que a aplicação total das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump pode significar um aumento de 69% no preço das consolas nos USA.
Segundo o relatório, se a pausa nas tarifas terminar em julho e as taxas mais elevadas forem aplicadas como estão atualmente, o preço dos produtos tecnológicos poderá aumentar drasticamente nos USA, com aumentos estimados que variam entre 24% nos PCs de secretária e 30,8% nos smartphones e uns enormes 69,4% nas consolas de videojogos.
É revelado que este grande aumento de preço está relacionado com o facto de que 87% das consolas de videojogos vêm da China. Esta taxa de 145% significa que o custo médio de venda a retalho de uma consola de videojogos pode aumentar até 428 dólares por unidade. É ainda estimado que isso resultaria numa perda de 12 mil milhões de dólares de “poder de compra” do consumidor em consolas devido aos preços mais elevados.
Microsoft aumenta os preços das consolas Xbox, comandos e jogos em todo o mundo
Mesmo com muitas tarifas em “pausa” os seus efeitos já se começaram a sentir com a Microsoft a aumentar recentemente os preços das consolas Xbox, comandos e jogos em todo o mundo.