Os rumores à volta do lançamento de uma sucessora da Nintendo Switch são cada vez mais frequentes e embora os analistas esperem um lançamento para 2024, a Nintendo oficialmente ainda não confirmou o lançamento de uma “Nintendo Switch 2“, no entanto, o seu presidente falou recentemente sobre as dificuldades de transitar para uma nova consola.
Numa sessão de perguntas e respostas após o briefing financeiro do terceiro trimestre da Nintendo, Shuntaro Furukawa, o seu presidente, foi questionado sobre os desafios da mudança para uma nova geração de consolas. Furukawa afirmou que a Nintendo está bem ciente das suas dificuldades anteriores ao migrar para um novo sistema.
Furukawa afirmou:
A transição geracional de plataformas no negócio das consolas de jogos dedicadas nunca é fácil. Enfrentamos desafios significativos após plataformas de sucesso diversas vezes, por isso nunca consideramos a nossa situação atual totalmente segura.
Além disso, como você destacou, o nosso negócio está sempre exposto a uma grande concorrência. De uma perspetiva mais ampla de entretenimento, não apenas os videojogos, mas também diversas formas de lazer são concorrentes nesta indústria. Neste ambiente, há uma necessidade cada vez maior, mais do que nunca, de continuar a oferecer propostas únicas para se tornar uma marca escolhida pelos clientes.
Aqui o receio da Nintendo é a repetição do que aconteceu com a Wii, na altura um sucesso comercial apesar de ter um hardware inferior às concorrentes, mas o lançamento da sua sucessora, a Wii U foi um grande fracasso comercial.
A Nintendo terá aprendido com os erros do passado e certamente o lançamento e suporte de uma “Nintendo Switch 2” será efetuado de uma maneira diferente.