Mais...
    InícioJogosPresidente francês celebra vitória histórica de Clair Obscur: Expedition 33 nos The...

    Presidente francês celebra vitória histórica de Clair Obscur: Expedition 33 nos The Game Awards 2025

    Emmanuel Macron voltou a congratular publicamente o estúdio Sandfall Interactive depois de Clair Obscur: Expedition 33 conquistar nove prémios nos The Game Awards 2025

    Clair Obscur Expedition 33 visual 500 mil (2)

    Emmanuel Macron não perdeu tempo. Poucas horas depois de Clair Obscur: Expedition 33 ter feito história nos The Game Awards 2025, o presidente francês publicou uma mensagem no Instagram a celebrar o feito. “Clair Obscur: Expedition 33 chegou ao jogo do ano em Los Angeles. Uma estreia histórica para um título francês!”.

    Acrescentando: “Um grande motivo de orgulho para Montpellier e para França. Parabéns às equipas da Sandfall Interactive. Para as gerações futuras e para as que virão depois!”.

    Esta não é a primeira vez que Macron elogia publicamente o trabalho da Sandfall Interactive. Em maio de 2025, quando o jogo atingiu 1 milhão de vendas apenas três dias após o lançamento, o presidente já tinha congratulado o estúdio de Montpellier, chamando ao RPG “um exemplo brilhante da audácia e criatividade francesas”.

    A mensagem mais recente surge após uma noite triunfal para o estúdio francês. Clair Obscur: Expedition 33 entrou para a história dos The Game Awards ao conquistar nove prémios de 13 nomeações, ultrapassando o recorde anterior de The Last of Us Part II, que tinha levado sete galardões em 2020. O jogo ganhou nas categorias de Jogo do Ano, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Jogo, Melhor Direção Artística, Melhor Banda Sonora, Melhor Jogo Independente, Melhor Estreia Indie, Melhor RPG e Melhor Performance, este último atribuído a Jennifer English pelo seu papel como Maelle.

    A estreia da Sandfall Interactive nos The Game Awards foi precedida por meses de aclamação crítica. Lançado a 24 de abril de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, o jogo vendeu 500 mil cópias nas primeiras 24 horas, 1 milhão em três dias, 2 milhões em 12 dias e 3,3 milhões em 33 dias. Até outubro, as vendas já tinham ultrapassado os 5 milhões de unidades, um feito notável para um estúdio indie na sua estreia.

    Clair Obscur: Expedition 33 – Análise

    No entanto, alguns comentadores nas redes sociais não deixaram passar a oportunidade de recordar a posição controversa de Macron sobre videojogos. Durante os tumultos de 2023 em França, despoletados pelo assassinato de um adolescente de 17 anos pela polícia, o presidente sugeriu que os jogos de vídeo tinham “envenenado” as mentes dos jovens envolvidos nos protestos.

    “Por vezes sente-se que alguns deles estão a viver, nas ruas, os jogos de vídeo que os intoxicaram”, declarou Macron numa conferência de imprensa a 1 de julho de 2023, acrescentando que os manifestantes usavam Snapchat e TikTok para se organizar e espalhar “uma imitação da violência, que para os mais jovens leva a uma espécie de desconexão da realidade”.

    As declarações geraram forte crítica na comunidade científica e gaming. Pouco depois das declarações controversas, Macron clarificou a sua posição numa reunião com representantes da indústria francesa de videojogos. “Os códigos dos videojogos tinham sido usados pelos infratores para trivializar a violência nas redes sociais”, explicou, acrescentando: “é esta violência que eu condeno, não os videojogos”.

    O sucesso de Clair Obscur nos Game Awards não foi isolado. O jogo também venceu Jogo do Ano nos Golden Joystick Awards mais cedo em 2025, consolidando-se como um dos títulos definidores de 2025.

    Guillaume Broche, CEO e diretor criativo da Sandfall Interactive, aceitou o prémio de Jogo do Ano em nome do estúdio, aproveitando a ocasião para anunciar uma atualização gratuita para o jogo. A atualização inclui uma nova localização, chefes adicionais de final de jogo, novos fatos para personagens e suporte expandido de idiomas.

    Jennifer English, que ganhou o prémio de Melhor Performance pelo seu papel como Maelle, é conhecida dos fãs de jogos por ter também protagonizado Baldur’s Gate 3, vencedor do Jogo do Ano em 2023. A sua vitória em 2025 solidifica a sua posição como uma das vozes mais reconhecidas da indústria.

    O estúdio Sandfall Interactive foi fundado em 2019 por Guillaume Broche, um ex-funcionário da Ubisoft que deixou a empresa durante a pandemia de COVID-19 para formar o estúdio com amigos e contactos. A equipa central de 30 programadores foi apoiada por vários parceiros de produção ao longo do desenvolvimento de Expedition 33.

    Ambientado numa fantasia dark Belle Époque, o jogo segue os voluntários da Expedição 33 numa missão para destruir a Pintora, um ser que causa o Gommage anual, apagando aqueles que atingem uma idade cada vez menor. A mecânica de combate por turnos do jogo inclui elementos em tempo real como quick time events e ações temporizadas.

    Em janeiro de 2025, a Story Kitchen anunciou uma adaptação live-action do jogo em colaboração com a Sandfall Interactive, embora poucos detalhes tenham sido revelados sobre o projeto.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares