Tenho reparado que desde o anúncio de Assassin’s Creed Shadows que muita gente está equivocada sobre o guerreiro samurai Yasuke. Pois bem, ao contrário do que muitos pensam a decisão da Ubisoft não tem nada a ver com uma adopção de cultura “woke”, mas sim baseada numa figura histórica.
Yasuke foi o primeiro samurai de etnia africana da história. Os documentos descrevem-no com um homem alto e espadaúdo que possivelmente chegou ao Japão vindo de Moçambique como parte da comitiva do missionário Alessandro Valignano, um célebre jesuíta da Itália. No entanto, devido à sua enorme força e a uma versatilidade pouco comum no manuseio de armas despertou a atenção de vários senhores feudais. O mais ilustre foi Oda Nobunaga que o convidou para ser um dos seus samurais de elite.
Como Daimyo, Nobunaga podia oferecer muito mais e Yasuke aceitou as suas condições para usufruir de todos os privilégios de um samurai da corte. Enquanto samurai ao serviço de Oda Nobunaga, participou em várias batalhas e campanhas militares sempre a demonstrar grande habilidade e lealdade ao seu senhor. Devido a todas estas façanhas Yasuke conquistou um grande respeito entre os outros samurais e foi aceite como um igual, apesar da sua origem estrangeira. Existem também relatos que se tornou fluente na língua japonesa.
No entanto, a morte de Oda Nobunaga em 1582 causada por Mitsuide Akechi fez com que Yasuke fosse apagado dos registos históricos, e pouco se sabe sobre os seus anos posteriores, é provável que tenha sido morto pelas tropas de Akechi. Porém a sua história continua através de contos e lendas, e tanto a Netflix através de uma versão fantasiosa, como a Ubisoft resgataram a sua história para as suas obras.
Qual a fonte histórica? Até onde eu sei muito do que foi falado aqui não tem nenhum registro histórico (”No entanto, devido à sua enorme força e a uma versatilidade pouco comum no manuseio de armas despertou a atenção de vários senhores feudais. O mais ilustre foi Oda Nobunaga que o convidou para ser um dos seus samurais de elite.”)
A fonte histórica é que ele inventou. O únicos registros históricos dele são o diário de um jesuíta da missão e uma pintura.
Mente não, página, ele foi só um carregador de espadas que não fez porcaria alguma além de carregar a cabeça e a espada do Nobunaga pra entregar pro filho dele, que já tinha morrido quando ele chegou lá.
Que vergonha esse texto.
https://www.smithsonianmag.com/history/who-was-yasuke-japans-first-black-samurai-180981416/#:~:text=says%20it%E2%80%99s%20possible%20Yasuke%20was%20enslaved%20and%20trafficked%20as%20a%20child
Agora me mostra a fonte histórica real, vai lá. Falar que ele é samurai é de fazer qualquer um com conhecimento histórico chorar de rir. O Smithsonian ter aprovado esse texto é hilário o suficiente. Os curadores da página deveriam cometer harakiri.
Wikipedia
Wikipedia é aquela que tem um imbecil que fica alterando pra dizer que o Yasuke foi um samurai desde que a Ubisoft anunciou o jogo lixo deles, né? Suuuuuuuuuuuuuper confiável. Que piada.
A materia que vc mandou usa como fonte o livro de Thomas Lockley como se fosse a verdade absoluta. Mas tenho uma pergunta. As unicas fontes historicas de Yasuke sao algumas passagens nas cronicas de Alessandro Valignano, e nos diarios de Oda Nobunaga. Como Thomas Lockley escreveu um livro de 480 paginas a partir de pequenos fragmentos da historia de Yasuke?