
Um registo surgido esta semana na plataforma de classificação australiana aponta para o regresso de Rayman às consolas modernas. A Rayman 30th Anniversary Edition aparece listada para PlayStation 5 e Nintendo Switch, com a Atari identificada como responsável pelo desenvolvimento e publicação.
A classificação, registada a 22 de janeiro, surgiu apenas um dia depois da Ubisoft ter anunciado uma grande reestruturação que incluiu o cancelamento de vários projetos. Entre os títulos cancelados está o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, o que torna esta potencial edição comemorativa de Rayman ainda mais surpreendente.
O envolvimento da Atari sugere que poderá tratar-se de uma coletânea retro, semelhante ao trabalho desenvolvido pelo Digital Eclipse ou pela Nightdive Studios. Ambos os estúdios são conhecidos por remasterizações de clássicos.
A Ubisoft tinha confirmado em 2024 planos para um novo jogo de Rayman. Na altura, a empresa francesa referiu ter iniciado uma iniciativa para revitalizar a série com os estúdios de Milão e Montpellier. Michel Ancel, criador da personagem que deixou a empresa em 2020, foi indicado como consultor do projeto.
No ano passado, surgiram informações de que o estúdio Ubisoft Milan, responsável por Mario + Rabbids, estava a reforçar equipas para aquilo que descreveu como um jogo AAA de Rayman. Segundo o jornalista Tom Henderson, existem atualmente dois projetos relacionados com Rayman em desenvolvimento.
O primeiro, com o nome de código Project Iceman, será precisamente esta edição de 30º aniversário, com lançamento previsto para muito em breve. O segundo, apelidado de Steambot, corresponde a um remake de Rayman Legends previsto para o final de 2026. Se este último projeto tiver sucesso, a Ubisoft poderá avançar para Rayman 4, uma nova entrada principal na série.
Rayman Legends, lançado em 2013 pelo estúdio de Montpellier, continua a ser o último dos jogos Rayma. O DLC temático de Rayman para Mario + Rabbids: Sparks of Hope trouxe a personagem de volta aos holofotes, mas sem um jogo próprio.








