Rise of the Ronin, o novo jogo ambientado no Japão do estúdio Team Ninja, vai ser lançado dia 22 de março para PlayStation 5, mas foi agora revelado que este não vai ser lançado na Coreia do Sul.
Sem dar grandes explicações sobre esta decisão, foi reportado que tal decisão estará relacionada com comentários feitos pelo diretor Fumuhiko Yasuda que num vídeo dos bastidores que podem ver em cima falou sobre Shōin Yoshida, um estudioso influente que ensinou muitas das principais figuras da Restauração Meiji, que restaurou o domínio imperial no Japão.
Acontece que os alunos de Yoshida se tornaram muito influentes nas políticas do Japão durante o período Meiji, que viu o Japão aumentar o seu poder militar e vencer a Primeira Guerra Sino-Japonesa e a Guerra Russo-Japonesa.
Yoshida foi um dos impulsionadores do debate em 1873 se o Japão deveria invadir a Coreia do Sul para aumentar o seu poderio, tal na altura não aconteceu, mas mais tarde, de 1910 a 1945 veio mesmo a acontecer.
Como as suas ideologias são influentes no Japão, Yoshida é visto como uma figura controversa na Coreia. A sua inclusão, e a inclusão do seu aluno Kogoro Katsura, em Rise of the Ronin foi criticada online pelo público coreano.
Os caras tão com medinho por treta histórica de trocentos anos atrás, endeusar é errado, contar ou citar algo não deveria ter problema, como as pessoas vão saber que isso rolou para não se repetir? eu nem sabia de detalhes sobre isso, só sabia que tinha uma treta histórica kk acho que citar aquela famosa frase de um filósofo ai seria bom: “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”