Mais...
    InícioJogosSega vai usar IA nos jogos mas admite que tecnologia "enfrenta forte...

    Sega vai usar IA nos jogos mas admite que tecnologia “enfrenta forte resistência” em áreas criativas

    Empresa japonesa promete "avaliar cuidadosamente" casos apropriados após investidores questionarem custos de desenvolvimento

    A Sega confirmou que planeia incorporar inteligência artificial no desenvolvimento de videojogos, mas apenas em “casos de uso apropriados”. A declaração surgiu durante uma sessão de perguntas e respostas após a publicação dos resultados financeiros do segundo trimestre, quando executivos foram questionados sobre o aumento dos custos de desenvolvimento e se a empresa seguiria a tendência para projetos cada vez maiores.

    A resposta oficial, deixa claro que a Sega está consciente da controvérsia. “Em vez de seguir totalmente a tendência para o desenvolvimento em grande escala, também vamos procurar melhorias de eficiência, como aproveitar a IA”, afirmou a empresa. “No entanto, como a adoção de IA pode enfrentar forte resistência em áreas criativas como criação de personagens, vamos proceder avaliando cuidadosamente casos de uso apropriados, como a simplificação de processos de desenvolvimento”.

    A declaração da Sega surge apenas dias depois de um relato que revela como a IA generativa está a criar caos nos processos de recrutamento da indústria de videojogos japonesa. Com pelo menos uma empresa a ser forçada a mudar completamente o seu processo de entrevistas.

    A solução encontrada pelo estúdio é tão simples quanto radical, agora, qualquer pessoa que se candidate a uma função artística tem de desenhar algo durante o próprio processo de entrevista, provando que tem capacidade artística real e não depende apenas de IA generativa.

    O problema não é meramente teórico. O estúdio realmente contratou várias pessoas que acabaram por ser culpadas de fraude com IA, incapazes de fazer contribuições significativas à equipa com as suas competências reais. Estes não eram candidatos filtrados durante as entrevistas, eram pessoas que passaram por todo o processo de contratação, receberam ofertas de emprego, começaram a trabalhar e só revelaram a sua falta de competências genuínas semanas ou meses depois.

    Empresa japonesa obriga candidatos a desenhar ao vivo para combater fraude com IA generativa

    A ironia cruel da situação

    O que torna esta situação particularmente perturbadora é a contradição interna que muitos estúdios enfrentam. Enquanto implementam medidas rigorosas para detetar fraude com IA nas candidaturas, a gestão de topo está simultaneamente a considerar abraçar as mesmas ferramentas de IA internamente.

    O tópico da IA generativa está a revelar-se cada vez mais divisivo à medida que o seu uso na indústria de jogos se torna mais generalizado. Enquanto a Sega adopta uma postura cautelosa, outras empresas têm mergulhado de cabeça na tecnologia.

    ViaVGC
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares