Na sua mais recente apresentação dos seus resultados financeiros a Sony não descarta um aumento de preço da PlayStation 5 devido às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Lin Tao, diretor financeiro da Sony, comentou que para compensar o impacto das tarifas actuais a companhia terá de encontrar aproximadamente 100 mil milhões de ienes (512 milhões de dólares).
Lin Tao afirmou que o impacto das despesas provocado pelas tarifas pode passar para os clientes:
Em termos de tarifas, não estamos apenas a calcular tarifas simples [preços] para chegar aos 100 mil milhões de ienes, mas estamos a pensar na informação atualmente disponível e observando a tendência do mercado, podemos passar o preço [para os clientes] e também a alocação de envios. Assim estamos a tomar medidas diferentes para conseguir chegar aos 100 mil milhões de ienes.
Já Hiroki Totoki, CEO da Sony, comentou que uma solução pode passar pela construção da PlayStation 5 nos USA:
Estes hardwares podem, naturalmente, ser produzidos localmente, penso que seria uma estratégia eficiente, mas a PlayStation 5 está a ser fabricada em muitas áreas [os seus componentes], pelo que, se será fabricada nos EUA ou não, precisa de ser considerada daqui para a frente numa situação tão crítica.
Estas declarações surgem em linha com a Consumer Technology Association (CTA) que revelou que os preços das consolas pode subir 69% nos USA devido às tarifas de Trump.
A PlayStation 5 é fabricada em grande parte na China, país que a administração Trump sujeitou a tarifas mais elevadas do que a maioria dos outros países.