Square Enix retira o software anti-adulteração – Denuvo do jogo PC NieR Replicant ver.1.22474487139…

Muito possivelmente devido aos novos processadores da Intel

A Square Enix retirou o sistema DRM Denuvo da versão NieR Replicant ver.1.22474487139… para o PC (Steam). A nova atualização para o mesmo já está disponivel na loja da Valve.

Este registo ocorreu sensivelmente há 6 meses após a sua estreia, ou seja, a 23 de abril de 2021. As causas pela remoção deste polémico software anti-adulteração, ainda são desconhecidas, mas muitos especulam ser devido à arquitetura hibrida dos processadores de 12.º geração, Intel Alder Lake-S, isto porque não permitem que nenhum jogo que usa sistema DRM possa funcionar. A própria Intel afirmou o algoritmo de qualquer DRM (Denuvo, VMProtect, SecuROM), usa a deteção de um CPU e nesta fase, não consegue reconhecer processadores de núcleos híbridos, o que barra um jogo de ser executado nos Intel Alder Lake-S porque o DRM assinala processadores híbridos como componentes ilegítimos e impede a sua execução. Devido a este enorme problema é possível que mais jogos no PC sigam o trilho iniciado por NieR Replicant ver.1.22474487139…

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.