O RPG de ficção científica Starfield, da Bethesda, deverá finalmente chegar à PlayStation 5 durante a primavera de 2026, segundo fontes próximas da Microsoft. O lançamento na consola da Sony estava inicialmente previsto para este ano, mas terá sido adiado devido ao desempenho comercial dececionante da primeira expansão do jogo.
A expansão Shattered Space, lançada em setembro de 2024, um ano após o lançamento original para Xbox Series X/S e PC, não conseguiu cativar nem a crítica nem os jogadores. As vendas fracas desta primeira adição de conteúdo terão levado a Microsoft a repensar a estratégia de lançamento para outras plataformas.
De acordo com informações avançadas pelo MP1st, a gigante de Redmond está a planear o lançamento da versão PS5 para coincidir com o lançamento da segunda expansão de Starfield, bem como com outras atualizações importantes que deverão melhorar a experiência de jogo. Esta estratégia permitirá à Microsoft apresentar uma versão mais completa e polida do jogo aos jogadores PlayStation.
O anúncio oficial da versão PS5 não deverá acontecer durante a Gamescom deste mês, contrariando algumas expectativas da comunidade gaming. A Microsoft parece preferir aguardar pelo momento certo para revelar os seus planos para a consola rival.
Esta mudança insere-se na nova estratégia da Microsoft, anunciada em fevereiro de 2024, de levar mais jogos Xbox para outras plataformas. Já vimos títulos como Pentiment, Hi-Fi Rush, Sea of Thieves e Grounded a fazer esta transição, seguidos mais recentemente por Doom: The Dark Ages, Indiana Jones and the Great Circle e Forza Horizon 5.
Phil Spencer, responsável pela divisão de gaming da Microsoft, tem sido claro ao afirmar que não existem “linhas vermelhas” quando se trata de decidir quais jogos Xbox podem ser lançados noutras plataformas. Em janeiro, Spencer chegou mesmo a sugerir que manter jogos exclusivos de outras consolas “não funciona” como estratégia para a empresa.
Entretanto, especula-se que a segunda expansão de Starfield possa chamar-se “Starborn“, depois da Bethesda ter registado essa marca comercial no ano passado. Esta nova adição de conteúdo deverá trazer novidades significativas ao universo do jogo, potencialmente atraindo novos jogadores na PlayStation 5.