Mais...
    InícioJogosSwitch 2 vs PS5: as diferenças em Final Fantasy 7 Remake são...

    Switch 2 vs PS5: as diferenças em Final Fantasy 7 Remake são quase impercetíveis

    Vídeo oficial mostra que a versão Nintendo Switch 2 de Final Fantasy 7 Remake consegue manter-se ao nível visual das plataformas mais potentes

    A Square Enix colocou online um vídeo de comparação que coloca frente a frente as versões de Final Fantasy 7 Remake Intergrade para Switch 2, PS5, Xbox Series X e PC. As imagens, que mostram cerca de um minuto da sequência de abertura do jogo renderizada no motor gráfico, revelam que a consola da Nintendo consegue surpreender apesar da menor potência de hardware.

    Embora a Square Enix não o afirme explicitamente, o objetivo do vídeo parece ser demonstrar que a Switch 2 é capaz de rivalizar com as outras plataformas em termos de qualidade visual. E a verdade é que, em muitos momentos, torna-se difícil distinguir as diferenças entre as quatro versões. As alterações mais notáveis surgem em pormenores como a qualidade das texturas do chão durante os planos mais aproximados, visível por exemplo aos 48 segundos.

    Existe, no entanto, uma limitação importante no vídeo de comparação: corre a 30 fotogramas por segundo, o que impossibilita avaliar as diferenças na taxa de frames entre plataformas. A versão de PS5 inclui um modo de desempenho que permite jogar a 60fps, e a versão de PC pode ir ainda mais longe. A Square Enix já confirmou que a versão da Switch 2 funcionará “a uns estáveis 30 fotogramas por segundo”, o que significa que, caso o vídeo tivesse sido gravado a 60fps, as diferenças poderiam ser mais evidentes.

    Naoki Hamaguchi, diretor do jogo, revelou recentemente qual foi o segredo para conseguir que a versão de Switch 2 mantivesse a qualidade gráfica: não comprometer a iluminação. “Acredito que a iluminação é o fator crucial em termos de qualidade gráfica e expressão nos dias de hoje”, afirmou. Segundo Hamaguchi, se a iluminação tivesse sido sacrificada na adaptação para Switch 2, isso teria afetado as expressões das personagens e dado ao jogo um aspeto “barato”.

    A equipa optou por manter o sistema de iluminação idêntico ao da versão PS5, concentrando os esforços de otimização noutras áreas. A redução da carga de processamento foi alcançada através de ajustes em elementos como o nevoeiro e outros efeitos de pós-processamento. Esta abordagem permitiu que o jogo funcione a 30 fotogramas por segundo na Switch 2 sem parecer drasticamente inferior à versão de PS5.

    Os primeiros relatos hands-on sugerem que a adaptação para a Switch 2 é sólida e mantém um nível de detalhe gráfico impressionante na portátil da Nintendo. O lançamento está marcado para 22 de janeiro, juntamente com a versão para Xbox Series X/S.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares