A Microsoft revelou uma nova versão da DXR (DirectX Raytracing) durante a GDC 2025, a tecnologia que estreou juntamente com a série GeForce RTX 2000, trouxe as primeiras implementações de ray tracing em jogos e gradualmente consolidou-se como um padrão da indústria. Passados cerca de 6 anos, a empresa anunciou que está a trabalhar numa nova versão desta tecnologia que promete avanços revolucionários de desempenho.
De acordo com uma publicação de Cassie Hoef, o gerente Principal de Programas da Microsoft, a tecnologia DXR 1.2 vai trazer melhorias significativas no desempenho dos jogos ao introduzir Opacity Micromaps (OMM) e Shader Execution Reordering (SER). Esta última já havia sido apresentada pela NVIDIA há cerca de dois anos e atualmente é utilizada nos jogos Portal RTX e Cyberpunk 2077. Esta mudança, por si só, pode resultar em ganhos de desempenho de dois dígitos, especialmente em jogos que usam path tracing, o seja ray tracing completo.
Novidades do DirectX Raytracing 1.2
- Opacity Micromaps (OMM): Esta tecnologia otimiza de forma significativa a geometria com testes de alfa (alpha-tested geometry) e proporciona um aumento de desempenho até 3 vezes superior em jogos com path tracing. O OMM gerencia dados de opacidade de maneira mais eficiente ao reduzir o número de chamadas de shader e melhora a eficiência da renderização sem comprometer a qualidade visual.
- Shader Execution Reordering (SER): Esta inovação oferece salto gigante no desempenho da renderização, tornando-a até 2 vezes mais rápida em alguns cenários. O SER reorganiza dinamicamente a execução dos shaders ao melhorar a eficiência do chip gráfico o que consequentemente reduz as divergências, aumenta os FPS e torna os jogos com ray tracing mais suaves e imersivos. Este recurso também pode abrir caminho para mais jogos com path tracing no futuro.
A Microsoft promete melhorias de até 2,3x e 2x no desempenho para as tecnologias OMM e SER, respectivamente. A versão preview oficial da DXR 1.2 está prevista para ser lançada no próximo mês.
Todos os principais fabricantes de placas gráficas que incluem AMD, Intel, Qualcomm e NVIDIA estão a trabalhar em conjunto para tornar esta tecnologia num padrão da indústria e garantir uma adoção mais ampla. Embora outras empresas ainda não tenham confirmado suporte oficial, a NVIDIA já afirmou que a DXR 1.2 vai ser compatível com todas as placas gráficas RTX, infelizmente não especificou se são desta ou partem de anteriores gerações.