Well, I’m aware of that kind of praise. But back then, I was absolutely bombarded with criticism — I didn’t have a single ally. Not one. That’s a well-known story inside the company.
I was under so much stress at the time that I developed a mysterious condition where all the… https://t.co/Z3qrI10ctw— Katsuhiro Harada (@Harada_TEKKEN) March 24, 2025
Se mencionarmos Tekken 4 aos fãs da série é provável que recebamos muitas opiniões mistas.
O jogo chegou aos salões das arcadas alguns anos depois do sucesso a nível mundial de TEKKEN 3 e do jogo provisório, TEKKEN Tag Tournament.
No entanto, com TEKKEN 4 o cenário não foi assim tão animador porque o seu tom mais sombrio e realista e mudanças experimentais na jogabilidade, tais como a introdução de perigos ambientais que foram herdados do seu rival Dead or Alive afastaram os fãs de longa data e fizeram com que o jogo recebesse pontuações bastante inferiores ao esperado na Metacritic e nas revistas da especialidade.
No entanto, com o passar dos anos, assistimos a um reverso, com cada vez mais jogadores a elogiar o jogo online e jogadores de todas as faixas etárias a revisitar ou até jogar o jogo pela primeira vez e a ficarem rendidos aos seus encantos.
Este movimento não passou despercebido a Katsuhiro Harada, o vocal e controverso produtor da série que recentemente respondeu a um fã na X que “TEKKEN 4 é o TEKKEN mais autêntico e adulto alguma vez lançado“.
Contudo, em vez de concordar e agradecer ao fã Harada responde que trabalhar no jogo foi de tal forma stressante que até desenvolveu alopécia areata, uma doença que devido a um stress extremo faz as Células T atacarem as células capilares as mais fracas do nosso organismo, o que consequentemente leva à queda total de uma ou várias regiões capilares do corpo, quem assistiu a um certo episódio de Cells at Work Black, certamente que saberá o que é referido.
Segundo a publicação que podemos ver em cima Harada não teve um único aliado quando a reação ao jogo começou – “nem um” – e o stress foi tão grande que desenvolveu “uma doença misteriosa” que lhe fez cair os pelos do lado direito do corpo – algo que também afetou os pelos dos braços, sobrancelhas e pestanas. Chegou mesmo a abandonar a Namco por um curto período de tempo antes do início do desenvolvimento de TEKKEN 5 – algo que atribui ao “stress e choque” associados ao trabalho na quarta entrada da série de luta.