Numa entrevista à revista Edge, o diretor criativo Leonard Boyarsky afirmou que The Outer Worlds 2 será significativamente maior e mais profundo do que o primeiro jogo, fruto de uma ambição partilhada com Tim Cain para expandir a escala da série.
Leonard Boyarsky explicou ainda que o título original serviu para apresentar o universo, mas explorou apenas uma pequena parte dele, enquanto a sequela, segundo o criador, concretiza a visão inicial e beneficia da oportunidade de dar continuidade à história: “Esse foi sempre o meu plano e tivemos a sorte de poder fazer uma continuação”.
O primeiro The Outer Worlds teve de lidar com recursos mais limitados, o que obrigou a equipa a tomar decisões para tornar a experiência mais compacta e acessível. Agora, The Outer Worlds 2 pretende concretizar a fantasia que o estúdio tinha desde o início.
O diretor criativo sublinhou também que a narrativa continua a ser o foco principal, mas com um mundo mais rico e envolvente, capaz de proporcionar diversão sem que a história comprometa a experiência de jogo.
O título da Xbox Game Studios e da Obsidian Entertainment vai ser lançado para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam e Microsoft Store) no dia 29 de outubro de 2025.