A Koei Tecmo e a Gust anunciaram que as versões originais dos jogos da trilogia “Secret”, nomeadamente Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout, Atelier Ryza 2: Lost Legends and the Secret Fairy e Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key vão ser retiradas das lojas digitais em novembro de 2025.
Esta remoção aplicará-se às lojas digitais Nintendo eShop, PlayStation Network e Steam nos dias 12 ou 13 de novembro de 2025, consoante a plataforma em questão. No entanto, continuará a ser possível voltar a descarregar qualquer um dos jogos, caso já tenham sido adquiridos anteriormente. As empresas também não mencionaram se vão existir atualizações dos jogos existentes para as versões DX.
Naturalmente que esta remoção se deve aos lançamentos dos jogos Atelier Ryza Trilogy DX que vão receber lançamento nos mesmos dias em todo o mundo.
Os três jogos vão contar com novas personagens, melhoramentos na gameplay, novos cenários de história e muito mais, por isso as empresas acreditam que as novas versões vão ser as definitivas.
Os três jogos acompanham a jovem alquimista Reisalin Stout (Ryza) desde os seus humildes começos como principiante até se tornar numa prodígio experiente rodeada de inúmeros e poderosos aliados.
É uma pena que este tipo de ação continue a acontecer.
O consumidor deveria ter o direito de escolher qual a versão da qual gostaria de usufruir. É fácil entender as razões para tal escolha ser feita, mas no final não está certo, principalmente quando há alterações levadas acabo que podem levar a uma diminuição do valor e qualidade do produto final disponível em comparação com o original.
Conteúdo removido/censurado, bugs/má optimização, introdução de DMR agressivo ou até mesmo incompatibilidade com mods são problemas comuns que podiam ser contrariados se a versão original se mantivesse disponível.