A Nintendo anunciou durante a Nintendo Direct do dia 27 de março de 2025, uma nova funcionalidade para a Nintendo Switch atual e para a futura Nintendo Switch 2 que vai permitir com que os jogadores partilhem os seus jogos digitais com outra consola ou com membros do Grupo Familiar, da mesma forma com que fariam com um cartucho físico.
O Virtual Game Card que vai ser lançado para a Nintendo Switch original no final de abril, é uma funcionalidade entre consolas com uma funcionamento bem simples. Quando os jogadores efetuarem todas suas compras digitais estas vão ser registadas e associadas na Nintendo Switch como um Cartão de Jogo Virtual. Desta maneira qualquer utilizador da consola principal poderá jogar o jogo como acontece com outras compras digitais. No entanto, vão existir novos recursos.
Os Cartões de Jogo Virtuais podem ser geridos num menu específico da consola onde os jogadores escolhem se um jogo está “carregado” ou “ejetado”. Um cartão ejetado pode ser utilizado noutra Nintendo Switch pertencente ao mesmo titular da conta principal o que permite alternar entre e até duas consolas. Para ativar esta funcionalidade pela primeira vez, a Nintendo só exige uma comunicação local entre os dois dispositivos.
Adicionalmente, os jogos virtuais também podem ser emprestados a qualquer membro de um Grupo Familiar da conta Nintendo, que pode incluir até oito utilizadores. Assim como na partilha entre consolas do mesmo titular, a ativação inicial exige uma ligação local para registar a troca. Após isso, basta selecionar o jogo e disponibilizá-lo ao outro utilizador.
No entanto, é possível emprestar um jogo de cada vez a cada membro de um Grupo Familiar e apenas durante um total de 14 dias. Após o fim das duas semanas, o Cartão de Jogo Virtual será automaticamente devolvido ao seu proprietário original. Espera-se que o sistema de cartões de jogo virtuais sejam utilizado da mesma forma na Nintendo Switch 2, quando esta for lançada no final de 2025.