InícioJogosXbox revela quem é realmente a sua maior ameaça e não é...

Xbox revela quem é realmente a sua maior ameaça e não é a PlayStation

A guerra das consolas acabou? Xbox explica porque já não se preocupa com rivais tradicionais

Xbox ROG Ally - PV screenshot

Matt Booty, da Xbox Game Studios, revelou ao The New York Times que a Microsoft já não vê outras consolas como a principal ameaça ao negócio. Segundo o responsável, a verdadeira batalha pela atenção dos consumidores trava-se noutros campos completamente distintos.

“A nossa maior concorrência não é outra consola. Estamos cada vez mais a competir com tudo, desde o TikTok até aos filmes”, afirmou Booty, numa declaração que reflete uma mudança significativa na forma como a indústria dos videojogos se posiciona no mercado de entretenimento.

A Xbox tem dado passos concretos para diminuir a importância da exclusividade de consolas. Recentemente a série Halo confirmou a sua ida para a PS5, juntando-se a Gears of War: Reloaded que também fez o salto para a plataforma da Sony.

Matt Booty explica que esta filosofia deriva do conceito de “procurar encontrar as pessoas onde elas estão”. O problema é que atualmente essas pessoas passam muito tempo a ver reels no Instagram ou no sofá a rever pela enésima vez a sua série de conforto favorita na Netflix. Todo esse tempo representa potenciais horas de jogo que se perdem para outras formas de entretenimento.

A realidade é que milhões de pessoas têm agora uma abundância de opções de entretenimento para além dos videojogos, desde serviços de streaming e redes sociais até muito mais.

Naturalmente, muitos dos maiores jogos do mundo já são multiplataforma, e não estar confinado a um único sistema representa uma enorme vantagem. Esta não é a primeira vez que responsáveis da Xbox comentam os benefícios de disponibilizar grandes franquias noutros sistemas, sendo claramente um sentimento comum entre a liderança da empresa.

Halo: Campaign Evolved vai receber lançamento para Consolas e PC em 2026

No entanto, a Xbox tem tomado decisões menos populares recentemente, como o aumento de preço do Game Pass, que gerou descontentamento generalizado. Partilhar as maiores propriedades que antes eram exclusivas com outros sistemas pode prejudicar a capacidade de competir com essas mesmas plataformas, levantando questões sobre até que ponto esta estratégia é vantajosa a longo prazo.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares