Mais...
    InícioJogosYouTubers adquirem motherboard da Nintendo Switch 2 e revelam o que a...

    YouTubers adquirem motherboard da Nintendo Switch 2 e revelam o que a Nintendo não mostrou

    Apesar da Nintendo Switch 2 só chegar oficialmente nos mercados em todo o mundo no dia 5 de junho de 2025, os utilizadores Kurnarl, conhecido pelas suas análises técnicas a chips, e Geekerwan, um célebre YouTuber de tecnologia, conseguiram adquirir uma unidade através do mercado de segunda mão na China. Este é o mesmo circuito onde, com alguma frequência, são vendidos processadores AMD e Intel ainda por lançar, muitas vezes em versões de amostras de engenharia que não chegam a ser disponibilizadas ao público. Segundo revelaram, o preço pago pela motherboard, já com o SoC (System on a chip) instalado, foi de apenas 1.000 RMB, o equivalente a 122 €.

    De salientar que a placa não está funcional. Apesar de ligar, não apresenta imagem, o que leva a crer que se trata de uma unidade defeituosa destinada a abate, mas que, de alguma forma, escapou à destruição. Mesmo assim, é perfeitamente adequada para efeitos de análise técnica.

    O SoC foi produzido na semana 36 de 2024, o que significa que é um componente bastante recente. A motherboard traz incorporados dois módulos Hynix LPDDR5 de 6 GB, num bus de 128 bits, com uma velocidade de 8533 MT/s. Geekerwan partilhou, inclusivamente no seu vídeo, imagens comparativas entre o design da motherboard original e o da nova versão.

    A imagem do die, divulgada por Kurnarl, confirma o layout e as especificações do chip que incluem 8 núcleos ARM Cortex-A78C, 4 MB de cache L2 e, o mais relevante, a utilização da arquitetura Ampere da NVIDIA, que vai contar cm um total de 1536 CUDA Cores. A área total do chip é de 207 mm², sensivelmente o dobro do Tegra X1 (fabricado a 16 nm), e muito próxima do GA107, que, como se sabe, não é um processador completo mas sim um chipset gráfico.

    Para efeitos de comparação, Geekerwan realizou uma simulação onde recorreu a uma placa gráfica RTX 3050, baseada na mesma arquitetura. No entanto, como ainda se desconhecem as frequências de funcionamento nos modos docked e portátil, esta comparação serve apenas de referência.

    Mesmo assim, os resultados sugerem que quando ligada à dock a Nintendo Switch 2 poderá alcançar um desempenho semelhante ao de uma GTX 1050 Ti com a tecnologia  DLSS 2 ativada, e, em modo portátil, deverá situar-se próxima de uma GTX 750 Ti. Isto representa uma melhoria de cerca de 7 a 7,5 vezes quando comparada ao desempenho do Tegra X1 da Nintendo Switch original e que fica aquém do que a NVIDIA chegou a anunciar.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares