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    A China já é uma ameaça para o mangá

    "é possível que o próximo “One Piece” da era digital não nasça no Japão, mas sim no estrangeiro"

    A Yahoo! News Japan dá conta da crescente ameaça da China à indústria do mangá no Japão.

    O mundo do entretenimento está em constante evolução e, no domínio dos mangás, a China está a emergir como um concorrente formidável do Japão. O aplicativo Manhua “Kuaikan Comics” alcançou um rápido crescimento ao distribuir mangá produzido localmente, desafiando assim o domínio tradicionalmente inquebrável do mangá japonês. Esta ascensão meteórica levanta a questão: o status que o mangá japonês mantém há anos está em perigo?

    Fundada por Anni Chen, figura icónica da geração chinesa pós-anos 90, a história da Kuaikan Comics é um verdadeiro conto de fadas moderno. Criada numa família modesta, Chen iniciou a sua jornada empreendedora com um tablet emprestado e uma determinação inabalável. Apesar dos desafios financeiros e da falta de experiência técnica, Chen conseguiu lançar o aplicativo em 2014, e este teve um crescimento fenomenal desde então.

    O que diferencia a Kuaikan Comics é a sua abordagem inovadora para entregar de conteúdo. Além dos tradicionais webtoons, o aplicativo oferece minianimações que complementam as histórias, atraindo os mais diversos públicos, principalmente a geração que prefere consumir conteúdo nos seus smartphones de forma confortável. Além disso, a inclusão de recursos de transmissão ao vivo permitiu uma maior interação entre criadores e fãs, fortalecendo assim a comunidade em torno do aplicativo.

    Este sucesso não passou despercebido aos investidores, com a empresa a angariar mais de 200 milhões de dólares em financiamento em 2021, acelerando a sua expansão internacional. Além disso, a Kuaikan Comics concentrou-se na melhoria dos benefícios sociais para os autores, como seguros de saúde e exames de saúde, o que ajudou a atrair talentos e a promover uma cultura de criatividade.

    O rápido desenvolvimento do “mangá” chinês representa um desafio significativo para o mangá japonês, que mantém uma posição dominante na indústria há décadas. Com uma população de 1,4 mil milhões de habitantes, a China tem um vasto reservatório de talentos criativos e uma base de utilizadores potencialmente enorme. Além disso, a melhoria na qualidade dos webtoons chineses e o desenvolvimento acelerado da tecnologia de geração de imagens utilizando IA podem impulsionar ainda mais o crescimento desta indústria.

    Tatsuya Asano, autor japonês que se mudou para a China, comentou sobre a concorrência:

    Os japoneses acham que os mangás japoneses são os mais interessantes do mundo, mas a melhoria na qualidade dos webtoons chineses é notável. Tendo esta evolução em mente, é possível que o próximo “One Piece” da era digital não nasça no Japão, mas sim no estrangeiro.

    A ascensão dos “mangá” chineses representa uma ameaça real ao status que o mangá japonês manteve por tanto tempo. Com a sua abordagem inovadora, crescimento exponencial e compromisso com a melhoria contínua, a China demonstra que está pronta para competir no palco do entretenimento global.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Kuya
    Kuya
    17 , Fevereiro , 2024 17:30

    Hum e verdade tem seus pontos se não estou enganado tem o Tales Of Demons And Gods e martial peak essencialmente construção de mundo e ação com super poderes one piece em poucas palavras e por que os mangas da jump atualmente se foca em ação e temas dark sakamoto days o jujutsu kaisen e recetemente o kagurabachi mais nenhum tem construção de mundo massiva então são mangas provalvelmente so duram ums 400,600 capitulos no maximo inclusive se parece ser uma moda junto com mangas esquisitos como chainsaw man e dandadan que tambem não tem construção de mundo não vai ter nenhum manga como one piece tão cedo e tambem os mangas da jump ainda dependem um pouco de vendas de Tankōbon coisas que web manhua não depende mesmo se for lançado fisico porem acredito que todos esses mangas que citei não vão ter problemas em vender milhões de copias ou terem sucesso com adaptações pra anime algums ja tem inclusive então acredito que mais uma competição do que uma ameaça mais vamos ver a longo prazo.

    LordAiko
    LordAiko
    Reply to  Kuya
    19 , Fevereiro , 2024 11:49

    Concordo totalmente com você! Eu cheguei em um ponto que não consigo mais consumir obras japonesas, seja novel, mangá ou animes. É tudo mais do mesmo cansei disso, os cara não consegue mais inovar em nada mais.

    Depois dessa frustração dei uma chance pra obras chinesas em geral (e cara na moral que universo rico existe por lá) é algo totalmente diferente dos japoneses, com muito mais potencial pra ser explorado.

    Tive a felicidade de começar com Tales Of Demons And Gods, uma obra riquíssima com a construção de seus personagens e universo com diversidades incríveis.

    Depois com Martial Peak que é uma obra tão rica quanto.

    Againts The Gods que foi a melhor que eu já li até agora! Uma obra fantástica uma construção de personagem magnífica, universo maravilhoso, enredo é uma montanha russa de tirar o fôlego!

    Essas três obras se fossem adaptadas pra animes e tivesse o devido cuidado com suas adaptações, tem potencial pra se igualar com as obras consagradas japonesas como One Peace, Naruto, Dragon Ball, etc…

    E isso é algumas de tantas que já li, tem muitas outras com bom potencial que não citei.

    António AndréD
    António André
    17 , Fevereiro , 2024 17:43

    “Os japoneses acham que os mangás japoneses são os mais interessantes do mundo” Kkkkk quem diz isso é um cara japonês mas o que acontece é o seguinte,

    Nem os próprios japoneses não têm nenhum pingo de noção do impacto das suas obras em outros lugares fora o Japão, não sabem o quão famoso é em outras terras.

    Digamos que se 100 pessoas assistem anime, só 3 delas se interessam por obras coreanas ou chinesas e se as três pessoas viram 30 animes chineses, apenas 2 deles valiam a pena.

    Eu já li obras coreanas e chinesas mas são bem fraquinhas principalmente as chinesas, as coreanas até poucas se safam, mas DUVIDO que surgiram obras populares no nível de One Piece, Naruto, Attack on Titan, Dragon Ball, Pokémon, Doraemon e entre outros que marcaram uma geração inteira no mundo todo

    E se isso acontecer, vai ter dedo dos Japoneses, mesmo com a tecnologia de hoje os chineses ou coreanos não conseguem animar as suas obras direito, mesmo os tal ditos “bem animados” não repletos de cenários que me causam desconforto aos olhos, o anime de Solo Leveling só está indo bem devido ao dedo dos japoneses e o cara diz uma besteira dessas?!

    Cristiano Hossongo
    Cristiano Hossongo
    Reply to  António André
    19 , Fevereiro , 2024 9:03

    Tenho que concordar com quase (senão tudo) que você escreveu, os japoneses ficam inclusive surpresos quando descobrem que o manga X, A, Y, B é famoso fora do Japão, eles quase que pensam exclusivamente pro público japonês na hora da publicação, mas ainda assim, muitas obras japonesas acabam caindo no gosto do mundo, e se tornam extremamente famosas fora do Japão.

    No meu auge do consumo de animes/quadrinhos (dos 10 aos 18), a grande maioria esmagadora eram obras japonesas, e olha que nesse período, dei várias chances a obras chinesas e coreanas, mas como você disse, no meio de 30 animes chineses, (2 até é ser modesto) apenas 1 vale apena, inclusive eu recomendava alguns animes chineses aos meus amigos, exemplo, A Lenda de Hei, único anime chinês que valeu realmente apena meu tempo, o restante que vi, nem sequer consigo lembrar o nome de tão podre ou desinteressante que foi… e engraçado que o meu caso não é daqueles insolado, no ensino médio, na minha sala mais de 50% da turma consumia anime, e apenas 2 pessoas davam chances a outras obras fora as japonesas, mas a verdade é que em termos de qualidade… sei lá como (até que sei haha) as japonesas são muito boas.

    Por último, cade as Comics Americanas? Pra mim, morta, e há anos!
    Comics perante os mangas japoneses são uma vergonha, é muita humilhação!
    Eu não acompanho +nenhuma, eu quando vejo que o assunto é super heroi, pior, já tiro o pé! enfim, é sempre bom lembrar o bobo da corte!

    Marisson
    Marisson
    17 , Fevereiro , 2024 18:18

    Essa matéria não faz sentido, sendo que as obras chinesas se for conhecida , pq nem uma editora lançou obras nas editoras do Brasil já que estão tão famosas e em grande expansão??

    No Brasil só O Tigre e o Dragão veio pela Panini e nem fez o sucesso esperado pela editora.

    Obras chinesas não são boas não e o roteiro é muito do confuso e as vezes dá é sono.

    vitor
    vitor
    17 , Fevereiro , 2024 19:21

    Eu lembro de um autor famoso (acho q era o ken akamatsu) falando que o unico motivo q a china nao ia passar o japao tao cedo é porque a censura limite a liberdade criativa dos manhuas e donghuas, e assim, podemos reclamar de excesso de isekais, mas é fato que a variedade de temas em mangas é bem superior aos chineses, pelo menos dos mais famosos

    ChoroéLivre
    ChoroéLivre
    17 , Fevereiro , 2024 19:25

    próximo “one piece”, já temos entre nos shit no ku e a elfa retardada, o mundo não está pronto para a próxima mastersh!t, mas estou ansioso por sucessores que irão sugar o fanatismo dos jovens intolarentes por milhões de anos. solém! (outra porcaria 😉

    ESENILTON
    ESENILTON
    19 , Fevereiro , 2024 11:14

    Eu dei foi risada desse artigo

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    19 , Fevereiro , 2024 14:49

    As obras chinesas em si são mais ricas que as japonesas e coreanas, estas últimas foram muito influenciadas por obras e pela cultura americana pós-segunda guerra, o que deu oportunidades de expansão global. Porém estas obras encontraram paredes intransponíveis, as japonesas mesmo se perderam em isekais infinitos, e as coreanas em romances softs.

    Por outro lado, obras chinesas focam muito mais em mitologia com fantasia e isso é algo infinito.

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