Mais...
    InícioMangaA polêmica do papel de Kimetsu no Yaiba da Panini

    A polêmica do papel de Kimetsu no Yaiba da Panini

    O mercado brasileiro de mangas já passou por diversas crises no decorrer de sua história, mas um assunto sempre retorna com muita polêmica é tipo de papel utilizado em cada tipo de publicação feita pelas editoras. A polêmica mais recente que correu nas redes sociais envolve o recente anuncio da editora Panini ao mangá Kimetsu no Yaiba e o uso do papel offwhite na futura publicação da obra.

    Para quem não sabe do que aconteceu, um grupo de pessoas utilizou as redes sociais para exigir das editoras brasileiras, principalmente da Panini, para que elas façam uso do papel offset em seus lançamentos após o vídeo de um influencer com diversas informações questionáveis. A ideia deste artigo é responder algumas duvidas que surgiram por causa deste ocorrido.

    Qual a diferença entre o offwhite e o offset?

    Se tratando de questões técnicas, o papel offwhite é uma versão do papel offset só que com tratamentos químicos que faz com que o papel fique com um tom mais amarelado, ou acinzentado, e, em alguns casos, com uma suavidade ao toque. O foco é que o offwhite tenha essas características para evitar reflexo de luz, causando cansaço nos olhos e ainda tornando a leitura a mais confortável possível. Este tipo de papel é muito utilizado atualmente em publicação de livros justamente por essas características.

    A principal característica do papel offset é a sua alta resistência, este tipo de papel também possui uma alta absorção de tinta na hora da impressão, porém existe o risco desse tipo de papel acabar ficando com um aspecto sem vida dependendo da quantidade de cores utilizadas em sua impressão. O offset é um dos papeis mais utilizados em trabalhos gráficos por causa de suas características positivas, como a durabilidade, porem ele pode acabar refletindo a luz (seja ela natural ou artificial) e isso pode causar algum desconforto ou cansaço nos olhos durante a leitura. Outra caracteriza negativa do offset é que ele pode trazer transparência dependendo da gramatura e do fabricante no papel.

    Papel offset é mais baratos que o offwhite?

    Esta é uma questão para a qual não existe uma resposta certa, dentro da área gráfica, assim como em qualquer outra área de produção a nível industrial, existem diversas empresas que trabalham com qualidades diferentes e cobrando valores variados. No caso do papel offwhite existe a chance dele ter uma variação de valor por causa do processo químico para trazer o tom amarelado no papel, além é claro de depender da variação do valor do dólar.

    No caso do papel offset existe um grande aumento no valor desse papel nos últimos anos por causa da alta demanda de uso dentro da indústria gráfica, valor do dólar, crise económica, entre outros motivos. Para uma editora, que realiza o lançamento mensal de muitas obras com este tipo de papel, ter o valor de seu principal componente de produção aumentando a todo momento acaba sendo algo extremamente prejudicial, principalmente que em algum momento a conta pode não fechar e isso pode acabar obrigando a editora a realizar reajustes no valor da obra.

    Papel amarelado prejudica a visão?

    Dentro do meio gráfico é um consenso que a cor amarelada ou acidentado do offwhite ajuda a evitar um cansaço nos olhos e ainda são recomendados especificamente para a área editorial. O uso da papel acinzentado também é utilizado dentro do meio digital em leitores de livros, como Kindle ou Kobo, e com a ideia é emular a mesma sensação do papel físico para se evitar o cansaço nos olhos durante a leitura.

    Durante as pesquisas para este artigo não localizei nenhuma informação cientifica especifica falando que o papel amarelado pode prejudicar a visão do leitor, mas existem diversas pesquisas recentes que chegaram a conclusão de que o uso da cor amarelada é muito recomendada em alguns ambientes para trazer momentos de calma, relaxamento ou concentração.

    A Panini pode trocar o papel de Kimetsu no Yaiba de offwhite para offset?

    Creio que está é uma questão que talvez não ira acontecer, primeiramente que o projeto de publicação da obra já deve estar firmado em contrato entre a Panini e a editora japonesa Shueisha e qualquer mudança na estrutura do lançamento da obra tem que passar por toda a parte burocrática dos japoneses. Segundo que a editora deve ter uma programação de lançamento de 2020 já firmada e fazer uma mudança desse tipo pode comprometer ou atrapalhar toda a programação de lançamento do mangá no Brasil.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    44 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    44 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Larissa Nunes
    Larissa Nunes
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Eu assistir o vídeo e ele falou q não era para ofender a Panini
    Não vi nada de mais, e ele explica q esse papel é melhor para leitura pois não reflete muito
    Mas isso não é um livro , é uma mangá, o principal é o desenho, e com o fundo amarelado acaba com a estética dos tons.
    Não é como se um mangá tivesse muito texto como um livro, então acho desnecessário.
    Se fosse pelo menos light novel até diria com essa preocupação de cansar a vista
    O principal de um mangá são os desenhos, e o fundo branco deixa mais límpido e destacante , já q foi feito exatamente no fundo branco, não amarelado.

    Scar
    Scar
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Mds mas até aqui isso… O que um retarda da rage na internet não faz.

    Jao Lym
    Jao Lym
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    O Marco expôs a opinião dele e deu uma alternativa pra quem também gostaria da impressão offset, e agora os sites querem criar polêmica em cima disso. Esse artigo aqui foi extremamente tendencioso, afirmando pontos que o próprio Marco morre de explicar no vídeo, como o fato de páginas amareladas só terem sentido em livros. Se você for pegar um mangá de one punch man para ler, vai ver como a qualidade das páginas em offset é surreal, folhas grossas e com um belo contraste. Claro que a qualidade da folha em si também conta, mas até mangás com boa qualidade em offwhite, como the promised neverland, deixam bastante a desejar, principalmente em contraste. O amarelado acaba tirando impacto de várias partes. Enfim, dava para ficar o dia todo falando de diversas coisas que o artigo “esqueceu” de considerar só para atacar o Marco.

    Yuri Schulz Graeff
    Yuri Schulz Graeff
    Reply to  Jao Lym
    12 , Dezembro , 2019 19:01

    Suspeito que seja tudo uma desculpa pra dar hate no marco. Os otakus “cult” odeiam ele, só porque ele não gosta de Evangelion.

    Marcelo Soares
    Marcelo Soares
    Reply to  Jao Lym
    12 , Dezembro , 2019 19:03

    Esse povo é louco, o que o Marco disse está certo. O que acho engraçado é um monte de gente que mal sabe identificar se um papel é de um tipo ou não, alegando experiência no caso. Fala que “O papel amarelinho é mais fácil de ler” mas esquece que leitura de um mangá é diferente da leitura de um livro, seus olhos não permanecem fixos em um ponto por muito tempo e a leitura do mangá é mais rápida de se fazer do que um livro.

    Will
    Will
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    pode mudar sim o papel ja rolo isso num manga dele uns anos atras e troco o papel paa offset

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  Will
    12 , Dezembro , 2019 19:03

    Já aconteceu de mudarem o papel durante a publicação do manga, agora mudar o papel antes da obra começar a ser lançada acho que seria algo inédito (pelo menos eu não lembro disso ter acontecido antes).

    Pico
    Pico
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Caraí man ele chego até em Portugal kkkk

    João Victor
    João Victor
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Nunca liguei muito pra mangá, o único que tinha completo era Gantz, possuía papel jornal rasgava muito fácil, tinha alguns mangás com volumes aleatórios como Evangelion e Claymore. Se deterioraram com um tempo.

    Dougfulll
    Dougfulll
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Polemica desnecessária essa kkkk E se a Panini mudar o papel vai ficar mais caro ainda kkkkkkk

    Cleiton Gonçalves
    Cleiton Gonçalves
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    #MarcoTemRazao

    Cleiton Gonçalves
    Cleiton Gonçalves
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Eu acompanho o Marco e não entendo essa reação com o vídeo dele, maioria ai não vai nem comprar o mangá..

    TM Gakuen
    TM Gakuen
    Reply to  Cleiton Gonçalves
    12 , Dezembro , 2019 19:03

    Porque ele burro sem saber o que estava falando fez seus fãs idiotas atacarem as editoras e até sobrou pra quem não tinha nada a ver como a NewPop

    Carlos Moreira
    Carlos Moreira
    Reply to  Cleiton Gonçalves
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Concordo mano não vi nada demais pra gerar essa repercussão todo

    Davi
    Davi
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Mas ninguém falou sobre a qualidade do mangá offset, que é superior ao offwhite. Vejo umas galera defendendo esse offwhite sendo que o mangá meio que perde a qualidade isso é notório.

    Ikon Six
    Ikon Six
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Realmente o papel offwhite é um tanto quanto desagradável aos olhos, por mim nem teria essa opção na impressão de mangás. Mas o que mais me irrita na Panini é o tratamento porco que eles dão ao produto, já comprei muitos (muitos mesmo) mangás que vinham “quebrados” na colagem, quase que caindo paginas, e não são mangás usados/semi-novos nem nada do tipo, são mangás novos ainda no plastico… Esse lance do papel pouco me importa no momento, contanto que a Panini deixasse de relaxar tanto assim no encadernamento de seus produtos… sem falar do preço que está o dobro de 8 anos atrás…

    Shiba
    Shiba
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Quem diria que isso daria polêmica Kk

    Elivelton Silva
    Elivelton Silva
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Olha onde o Marco chegou kkkkkk, daqui a pouco vai parar no Treta News kkkkkkkkk

    TM Gakuen
    TM Gakuen
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Marco é ignorante demais, só passa vergonha.

    Carlos Moreira
    Carlos Moreira
    Reply to  TM Gakuen
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Agora dar opinião é passar vergonha? Você que tem que ter vergonha por não saber respeitar a opinião de uma pessoa

    Shiba
    Shiba
    Reply to  TM Gakuen
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Apesar das cagadas que ele diz. Acho ele um dos poucos youtubers de anime com um conteudo decente.

    Paulo Henrique
    Paulo Henrique
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Não vi nada demais no vídeo, as pessoas gostam mesmo é de polêmica, na minha opinião papel offset é bem melhor.

    madmonkey mcknight
    madmonkey mcknight
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Não eram os livros da Panini que dobravam (alguns deles)?

    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  madmonkey mcknight
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Isso tinha a ver com Impressão na São Francisco, mas Panini falou q já resolveu isso, agora é esperar para ver! Mas ainda a Panini precisa melhorar em quesito qualidade.

    jose adryel almeida
    jose adryel almeida
    Reply to  Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    21 , Março , 2020 16:37

    velho acho que dava pra eles tentarem repor alguns volumes.. poxa… queria muito colecionar uns mangás que não peguei na época de lançamento

    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Gostei da explicação, provavelmente a panini não vai tocar não, mas se isso acontecer espere um valor de 25 a 26:90, agora quero ver as msm pessoas reclamando do valor, vcs ñ quiseram, estão esta aí!

    Hollowfied
    Hollowfied
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Pessoal reclama do papel,mas o pior mesmo são os preços abusivos que a Panini impõe.

    jose adryel almeida
    jose adryel almeida
    Reply to  Hollowfied
    21 , Março , 2020 16:37

    mermão começei a colecionar mangás recentemente..tem ideia do que é ver um mangá e akame ga kill numa loja por 30 reais e achar barato? pq só achava de 50 reias pra cima? 20 reais eu acho até de boas velho

    Lucas
    Lucas
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Acho que seria melhor o papel Offwhite já que a única diferença do Offset é o uso da química que é justamente para evitar o cansaço nos olhos, mesmo que acabe sendo mais caro

    Andrew Martins
    Andrew Martins
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Gostei do artigo, elucida bem a polêmica de forma serena e neutra.
    Então basicamente o Offset e o Offwhite são mesmo papel, só que o último recebeu esse tratamento químico para facilitar a leitura, mas que acaba apresentando uma coloração amarela similar a do ”papel jornal” quando envelhecia.
    A minha dúvida então é, se são basicamente o mesmo papel e portanto estão sujeitos a mesma demanda na indústria e variação de preço. Se eu tiro esse processo químico da equação a tendência é o valor final diminuir, correto?

    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Andrew Martins
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Tb tem a questão de espessura q cada editora usam, tb influência no preços!

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Problema que é de gosto, e sim mangás mais antigos tem aquele ¨amarelão¨ que envelhece o mangá. Depois dá um ar de sebo neles certas horas, pra quem coleciona fechadinho deve irritar, eu como gosto de folhear sempre e muitas vezes se gosto da obra, nem ligo.

    Joe
    Joe
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Esse certo influencer é o Marco? Vi um vídeo no canal dele a respeito disso mas não assisti.

    TM Gakuen
    TM Gakuen
    Reply to  Joe
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Sim, o cringe que quase chora por que cortaram o cabelo de uma personagem, sequelado demais.

    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Joe
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Por isso não vejo aquela m*rd@ de vídeo, as pessoas parece q não tem opinião própria!

    Thiago Silva
    Thiago Silva
    Reply to  Joe
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Foi o Marco que falou pra galera cornetar a Panini. No vídeo ele diz que o Offwhite dá um tom envelhecido para o mangá, coisa que ele não curte,e mostra a diferença de tons entre o Offset, o Offwhite e Papel Jornal, e diz que Offwhite só é uma boa de utilizar em livros e Light Novels, agora para mangá fica esquisito.

    Jin
    Jin
    Reply to  Joe
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Muita repercussão esse vídeo do Marco kkk acho que nem ele imaginava isso

    Eduardo José
    Eduardo José
    Reply to  Joe
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Sim.

    Satoru
    Satoru
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    O problema do Offwhite é o desconforto, por que da impressão de velhice….. Tenho meus mangás da Panini nessa situação, Bleach, D.Gray-man e Pandora Hearts…. Mas tem la seu charme.

    Vou ser franco, essa coisa de ”influencer” fazendo bagunça, falando besteira, nem paro para ver. É bom correr atrás do assunto entendendo realmente cada folha…. mas tem pessoas que curtem ter suas opiniões pré definidas e não ter dificuldade de tirar as próprias conclusões…

    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Satoru
    12 , Dezembro , 2019 19:04

    Aonde eu sabia nenhum deste mangas q vc citou é papel wehite! Não é papel jornal não?

    Gabriel Augusto Vidigal
    Gabriel Augusto Vidigal
    12 , Dezembro , 2019 2:25

    Obrigado pela explicação, agora deu pra entender melhor todo o assunto, as outras pessoas que eu via explicando sempre se perdiam por causa do ódio pelo certo influencer, aí nunca entendia direito todos os pontos.

    Pedro Augusto Pereira
    Pedro Augusto Pereira
    Reply to  Gabriel Augusto Vidigal
    12 , Dezembro , 2019 19:03

    Afinal, que influencier gerou isso?

    Gabriel Augusto Vidigal
    Gabriel Augusto Vidigal
    Reply to  Pedro Augusto Pereira
    18 , Dezembro , 2019 10:45

    Marco do Intoxianime.

    Yuri Schulz Graeff
    Yuri Schulz Graeff
    12 , Dezembro , 2019 19:01

    Pô otakupt, vocês já foram melhores. Sério, nunca pensei que vocês iriam fazer um artigo tão tendencioso. O marco não mandou atacar ninguém, ele pediu para as pessoas que caíssem no vídeo dele e tivessem os mesmos gostos pedissem EDUCADAMENTE para a Panini que mudasse o papel.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares