A Ala dos Livros publica em maio A Sombra das luzes (Tomo 1) de Alain Ayroles e Richard Guérineau. Podem comprar aqui com desconto.
Após “O Burlão nas Índias”, Alain Ayroles volta a repetir a proeza com elegância! Dando continuidade à tradição epistolar de Ligações Perigosas, orquestra um vertiginoso jogo de vigarices, num século XVIII brilhantemente retratado pelo desenhador Guérineau.
Vício de um homem, vício de uma ordem, vício de uma época. Encontrada nas gavetas secretas de uma escrivaninha com tampa de correr, a correspondência do cavaleiro de Saint-Sauveur percorre todo o século XVIII e desenha o retrato assustador de um vilão. Ao revelar as torpitudes do infame libertino, a sua perseverança na maldade e a constância dos seus infortúnios, a publicação das suas cartas contribuirá, esperamos, para o triunfo da Virtude.
A série “A Sombra das Luzes”, de que a Ala dos Livros apresenta agora aos leitores portugueses o primeiro tomo, está prevista para 3 volumes.
Argumento: Alain Ayroles
Alain Ayroles (Lot, 1968) é um argumentista francês de renome, que se dedica à banda desenhada, ao desenho, à literatura e aos jogos de rol. Formado pela Academia de Belas Artes de Angoulême, iniciou a sua actividade profissional na área da animação e estreou-se como argumentista nas séries Garulfo (1995-2002) e De Cape et de Crocs (1995-2016). Em parceria com Juanjo Guarnido (desenho), assina, em 2019, o argumento do álbum “O Burlão nas Índias”, homenagem à imortal criação do clássico da literatura espanhola do século XVII, El Buscon, de Francisco de Quevedo. Em 2023 assina para Guérineau (desenho), o argumento da série “A Sombra das Luzes”.
Desenho: Richard Guérineau
Nasceu em França em 1968. Depois de ter concluído um bacharelato na área de ciências, e atraído pela BD desde muito novo, estuda de seguida Artes Plásticas para assim se poder dedicar á sua paixão. Em 1991, o seu encontro com o argumentista Corbeyran ocasionou uma reviravolta na sua carreira. Juntos criaram, em 1944, a série “L’As de Pique” (Dargaud) e, em 1997, para a Delcourt, a extensa série “Le Chant des Stryges”, que obteve um grande sucesso e a qual Guérineau adapta seu estilo gráfico: os seus traços nervosos e o enquadramento preciso servem brilhantemente esta história de ritmo acelerado. Em 2008, ainda na Delcourt, surge o western “Après la nuit”, uma obra one-shot que assina com Henri Meunier, e para a qual também contribui para o argumento. Esta colaboração viria a repetir-se em 2010, no segundo volume da série conceptual “Le Casse – Le Troisième jour”. Em 2012, com Fabien Nury, assina o 5º tomo da série XIII Mystery (Dargaud). Segue-se a adaptação do romance de Jean Teulé, “Charly 9”, (Delcourt), no qual é, simultaneamente, argumentista, ilustrador e colorista. Actualmente com mais de 40 obras publicadas, entre séries e one shots, assina, em 2023, com o argumentista Alain Ayroles, o primeiro tomo da série “A Sombra das Luzes”.