A B’s-LOG COMIC anunciou que dia 5 de janeiro de 2025 vai começar a ser publicado naquela revista por Akane Hoshikubo (Hōkago no Salome, Sonogao de Ai Sanaide) uma adaptação para mangá de Anne Shirley, uma nova adaptação para série anime da novel Anne of Green Gables (Ana dos Cabelos Ruivos) de Lucy Maud Montgomery.
A série anime Anne Shirley vai estrear em abril de 2025 e a animação é da responsabilidade do The Answer Studio (Tower of God 2). o anime vai retratar o crescimento de Anne de menina a mulher, através da sua ligação com os irmãos Matthew e Marilla, da sua amizade com Diana e do seu romance com Gilbert (alguns destes elementos da história aparecem nas novels posteriores de Montgomery).
A história da primeira novel acontece no final do século XIX na cidade fictícia de Avonlea, em Prince Edward, no Canadá, onde uma menina órfã de 11 anos chamada Anne Shirley é enviada por engano aos irmãos de meia-idade Matthew e Marilla Cuthbert. Os irmãos pretendiam originalmente adotar um rapaz para os ajudar na quinta. O romance conta as aventuras de Anne na escola e na cidade.
A primeira adaptação para série anime estreou em 1979 com o título Akage no Anne (Anne of Green Gables) sendo que em Portugal tem como título Ana dos Cabelos Ruivos. A série tem 50 episódios e estreou em Portugal no ano de 1990 no programa Agora, Escolha da RTP. A dobragem portuguesa foi baseada na dobragem alemã.
Isao Takahata (Grave of the Fireflies, Only Yesterday, Pom Poko) dirigiu a série, poucos anos antes de ele e Hayao Miyazaki fundarem o Studio Ghibli. Um filme compilatório estreou em 2010.
Hayao Miyazaki (Nausicaä of the Valley of the Wind, Spirited Away, Ponyo) trabalhou no layout e design dos primeiros 15 episódios, e o futuro diretor do Studio Ghibli, Yoshifumi Kondō (Whisper of the Heart) desenhou as personagens e supervisionou a produção de animação da série.