Artista da Marvel comenta a censura no Brasil a Vingadores: A Cruzada das Crianças

Como artista, a minha paixão é contar histórias; histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível.

Artista da Marvel comenta a censura no Brasil a Vingadores: A Cruzada das Crianças

Pelos piores motivos a Bienal do Livro no Rio de Janeiro tornou-se num dos tópicos mais falados não só no Brasil como também internacionalmente.

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro determinou na quinta-feira passada que a HQ da Marvel Comics, Vingadores: A Cruzada das Crianças (Avengers: The Children’s Crusade), com uma história focada num casal homossexual, fosse recolhida da Bienal do Livro alegando que a obra apresentava “conteúdo sexual” e deveria ser comercializado na feira num saco de plástico preto com aviso do lado de fora.

Esta tentativa de censura por parte das autoridades brasileiras está a ser noticiada por todo o mundo e Jim Cheung, o ilustrador da HQ acabou por dar a sua opinião no instagram:

Foi com muita surpresa que hoje fiquei a saber que o prefeito do Rio de Janeiro decidiu proibir a venda do meu livro (e de Allan Heinberg), Avengers:The Children’s Crusade, por suposto material inapropriado.

Para quem não conhece o trabalho de 2010, a controvérsia envolve um beijo entre dois personagens masculinos.

Não sei o que levou o prefeito a procurar uma obra com quase uma década e que já estava à venda há muitos anos, mas posso dizer honestamente que não havia motivação ou agenda oculta por trás da obra na promoção de um estilo de vida específico, nem no direcionamento a um público único. A cena apenas descreve um momento de ternura entre dois personagens que estão num relacionamento estabelecido.

Como artista, a minha paixão é contar histórias; histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível. Personagens que retratam todos os estilos de vida e cores, sejam pretos ou brancos, marrons, amarelos ou verdes.

O facto de este livro, de quase uma década atrás, estar agora a ser destacado pelo prefeito talvez apenas destaque como ele pode estar fora de contacto com os tempos atuais. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam a lutar pela validade e uma voz a ser ouvida.

Espero que o bonito povo do Brasil, uma nação maravilhosamente diversa e orgulhosa, veja através deste “barulho” político e coloque o seu foco na luz e nas maneiras de se unir, em vez de ajudar a semear as sementes do conflito e da divisão.

Publicado pela Marvel Comics em 2010 e com roteiro de Allan Heinberg, Vingadores: A Cruzada das Crianças tem uma história focada no casal homossexual Wiccano e Hulkling. Na HQ acontecem atos de carinho entre os dois personagens, mas em nenhum momento é apresentada uma cena contendo ato sexual.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.