Mais...
    InícioMangaArtista da Marvel comenta a censura no Brasil a Vingadores: A Cruzada...

    Artista da Marvel comenta a censura no Brasil a Vingadores: A Cruzada das Crianças

    Como artista, a minha paixão é contar histórias; histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível.

    Artista da Marvel comenta a censura no Brasil a Vingadores: A Cruzada das Crianças

    Pelos piores motivos a Bienal do Livro no Rio de Janeiro tornou-se num dos tópicos mais falados não só no Brasil como também internacionalmente.

    A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro determinou na quinta-feira passada que a HQ da Marvel Comics, Vingadores: A Cruzada das Crianças (Avengers: The Children’s Crusade), com uma história focada num casal homossexual, fosse recolhida da Bienal do Livro alegando que a obra apresentava “conteúdo sexual” e deveria ser comercializado na feira num saco de plástico preto com aviso do lado de fora.

    Esta tentativa de censura por parte das autoridades brasileiras está a ser noticiada por todo o mundo e Jim Cheung, o ilustrador da HQ acabou por dar a sua opinião no instagram:

    Foi com muita surpresa que hoje fiquei a saber que o prefeito do Rio de Janeiro decidiu proibir a venda do meu livro (e de Allan Heinberg), Avengers:The Children’s Crusade, por suposto material inapropriado.

    Para quem não conhece o trabalho de 2010, a controvérsia envolve um beijo entre dois personagens masculinos.

    Não sei o que levou o prefeito a procurar uma obra com quase uma década e que já estava à venda há muitos anos, mas posso dizer honestamente que não havia motivação ou agenda oculta por trás da obra na promoção de um estilo de vida específico, nem no direcionamento a um público único. A cena apenas descreve um momento de ternura entre dois personagens que estão num relacionamento estabelecido.

    Como artista, a minha paixão é contar histórias; histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível. Personagens que retratam todos os estilos de vida e cores, sejam pretos ou brancos, marrons, amarelos ou verdes.

    O facto de este livro, de quase uma década atrás, estar agora a ser destacado pelo prefeito talvez apenas destaque como ele pode estar fora de contacto com os tempos atuais. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam a lutar pela validade e uma voz a ser ouvida.

    Espero que o bonito povo do Brasil, uma nação maravilhosamente diversa e orgulhosa, veja através deste “barulho” político e coloque o seu foco na luz e nas maneiras de se unir, em vez de ajudar a semear as sementes do conflito e da divisão.

    Publicado pela Marvel Comics em 2010 e com roteiro de Allan Heinberg, Vingadores: A Cruzada das Crianças tem uma história focada no casal homossexual Wiccano e Hulkling. Na HQ acontecem atos de carinho entre os dois personagens, mas em nenhum momento é apresentada uma cena contendo ato sexual.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Dougfulll
    Dougfulll
    9 , Setembro , 2019 7:48

    É foda essa geração muito conservadora por aqui…

    Haruboy
    Haruboy
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Quem sabe agora parem de uma vez por todas com essa desculpa de que “Não se pode misturar tal coisa com politica porque não tem nada a ver”. A comida que a gente come, a roupa que a gente veste, o ar que a gente respira, o trabalho que a gente exerce, os deslocamentos, os programas que a gente assiste e até mesmo os livros e mangás que a gente lê, enfim, tudo, mas tudo mesmo, tem muito a ver com a politica. Você vai preferir pensar que não, mas nesse momento é melhor nem tentar se iludir.

    『Vinicius』
    『Vinicius』
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Crivella foi muito burro em ter pensado que isso iria acabar com a HQ, mas tudo foi o contrário do que ele queria, além de ter dado uma vergonha pro Brasil, pois isso acabou repercutindo lá fora também.

    João Calors
    João Calors
    Reply to  『Vinicius』
    9 , Setembro , 2019 7:56

    Na vdd, se vc parar pra pensar, foi uma estrategia política bem funcional para ele (o que é repugnante). Quem discorda dele só vai repudia-lo, óbvio, mas ele nunca quis alcançar esse pessoal. Ele alcançou quem concorda com ele, e mais, fez o nome ser o mais comentado do país por pelo menos um dia inteiro. Politicamente falando, ele só saiu ganhando com isso por receber atenção e chamar atenção de quem concorda (já que quem discorda vai sempre repudiar, obviamente)

    Andre Nery
    Andre Nery
    10 , Setembro , 2019 1:10

    A gente só ta passando vergonha, aqui no BR e lá fora.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares