Mais...
    InícioMangaAutora de Fullmetal Alchemist não quer ler comentários

    Autora de Fullmetal Alchemist não quer ler comentários

    Autora de Fullmetal Alchemist evita ler o que os leitores dizem sobre as suas histórias

    As redes sociais aproximam os criadores dos seus leitores, mas no caso de Hiromu Arakawa, a autora e ilustradora do mangá Fullmetal Alchemist, tal interação não é algo que ela procure, decidindo-se manter completamente longe da Internet.

    Numa entrevista recente, Arakawa falou sobre a sua postura nas redes sociais, a sua experiência anterior com fóruns e porque evita ler o que os leitores dizem sobre as suas histórias.

    Quando foi questionada sobre a rezão pela qual não utiliza as redes sociais, ela respondeu:

    Trabalho praticamente 365 dias por ano, por isso, quando tenho algum tempo livre, prefiro passá-lo com os meus filhos. Além disso, sou o tipo de pessoa que, se tenho algo para expressar, faço-o através do meu mangá, por isso provavelmente já estou a desabafar aí.

    Quando começou a sua carreira como mangaká Hiromu Arakawa tinha contacto com várias comunidades online e afirmou que costumava participar em fóruns sobre história e terror e até tinha o seu próprio site. Mas quando Fullmetal Alchemist se tornou popular, as coisas descontrolaram-se:

    Aluguei um espaço no site de um amigo para criar um fórum, mas quando começou a publicação de ‘Hagane’ (Fullmetal Alchemist), muitas pessoas começaram a participar. Pouco antes da estreia do anime, decidi encerrá-lo porque alguém conseguiu descobrir a palavra-passe do administrador e estragou-o. Desde então, não utilizo nada que se assemelhe a um fórum ou rede social.

    Outro motivo pelo qual se mantém afastada da internet é para evitar ser influenciada pelas opiniões dos leitores. Arakawa recordou o caso de um mangaká que modificou a sua história com base no feedback dos utilizadores do 2ch, o que acabou por afetar a popularidade do seu trabalho:

    Assim que o mangá começou a ser publicado, apareceu um tópico no 2ch onde as pessoas estavam a partilhar as suas opiniões sobre a história. O autor acabou por dar demasiada importância a estes comentários e começou a levar a história na direção que os utilizadores queriam. No final, a popularidade caiu a pique. Fiquei com muito medo ao ver aquilo. Estas comunidades não reflectem a opinião geral.

    Arakawa deixou ainda claro que não está interessada no que as pessoas dizem sobre ela ou as suas histórias em fóruns ou redes sociais:

    Se houvesse um tópico chamado ‘Hiromu Arakawa’, eu não o leria (risos). As pessoas estão sempre a teorizar sobre o que vai acontecer e, se tiverem razão, dirão: “Eu sabia!”. Mas se estiverem errados, dirão que mudei a história porque vi os comentários deles. Acho que estar longe da internet é também uma forma de evitar ser influenciado pelas opiniões dos leitores.

    Num mundo onde a maioria dos criadores são ativos nas redes sociais, Arakawa mantém-se firme na sua decisão de se manter afastada e concentrar-se no que faz melhor: contar histórias sem distrações.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Sacoleiro de Atacadista
    Sacoleiro de Atacadista
    2 , Abril , 2025 10:57

    Ela tá certa. Comentário de internet é uma porcaria. Mania de leitor achar que a obra é dele.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares