Criador de Full Metal Panic! pede desculpa por tweet depreciativo da ativista ambiental Greta Thunberg

Eu não gosto desta garota. Se eu governasse o mundo das sombras, tirar-lhe-ia tudo...

Criador de Full Metal Panic! pede desculpa por tweet depreciativo da ativista ambiental Greta Thunberg

Shoji Gatoh, o criador de Full Metal Panic!, Amagi Brilliant Park e Cop Craft, pediu hoje desculpa por um seu tweet depreciativo da ativista ambiental Greta Thunberg.

O tweet original de Gatoh foi uma citação e retweet de um artigo da NHK sobre as atividades da ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos. Ele escreveu:

Eu não gosto desta garota. Se eu governasse o mundo das sombras, tirar-lhe-ia tudo e zombaria dela quando ela chegasse ao fundo do poço. Então eu a faria comer um delicioso bife quente e assistir às lágrimas de frustração no seu rosto. Eu realmente quero ver isso.

Entretanto Gatoh apagou o seu tweet e escreveu:

Sim, foi uma coisa horrível de se dizer sobre uma menina menor de idade. Eu refleti sobre o que fiz e vou apagar o tweet. Enquanto isso, vou fazer uma pausa no Twitter. Peço desculpas por causar desconforto a tantas pessoas com minha conduta desrespeitosa.

O tweet original de Gatoh gerou contestação, inclusive daqueles que trabalharam com ele. Tetsuro Kasahara, o artista do mangá Metal Panic! 0 ‐ZERO‐, twittou na segunda-feira que não desenharia nenhuma sequência do mangá, embora ele tenha retirado essa declaração depois das desculpas de Gatoh.

Shikidouji, ilustrador de Full Metal Panic! também comentou:

Eu sinto que acabei de testemunhar o nascimento de um vilão que é realmente uma boa pessoa.

Shoji Gatoh é conhecido como o autor de Full Metal Panic!, Amagi Brilliant Park e Cop Craft, sendo que todas as obras foram adaptadas para anime.

A novel de Full Metal Panic! estreou em 1998 e tem mais de 11 milhões de cópias. Já Cop Craft com ilustrações de Range Murata (Last Exile, Blue Submarine No. 6) foi lançado em 2009. Ele lançou Amagi Brilliant Park em 2013 com ilustrações de Yuka Nakajima (Listen to Me, Girls. I Am Your Father!/Papa Kiki!).

Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca. Em setembro de 2019, ela dirigiu-se à Cúpula de Ação Climática da ONU em Nova York, pedindo uma ação imediata dos líderes mundiais para enfrentar as mudanças climáticas.