Na live do OtakuPT com a Distrito Manga a editora revelou que está a trabalhar com a editora japonesa para publicar em Portugal o mangá Ghost in the Shell de Masamune Shiro. Ainda não existe uma data prevista de lançamento embora exista o desejo de conseguir um lançamento do primeiro volume nem 2025.
E edição de luxo do primeiro volume de Ghost in the Shell foi anteriormente publicada em Portugal pela JBC Portugal em 2018.
Influenciado por obras “cyberpunk” do final dos anos 1980, como o mangá Akira e o filme Blade Runner – O Caçador de Androides, o cenário escolhido por Masamune Shirow para The Ghost in the Shell foi o futuro distópico de 2029, em que a alta tecnologia se mistura a uma sociedade decadente e desigual. É nesse universo à beira do colapso que a Major Motoko Kusanagi encabeça a Seção 9 da Segurança Pública japonesa. Motoko é uma ciborgue altamente treinada, que tem como missão desvendar uma série de crimes cibernéticos realizados por um hacker conhecido como o Mestre dos Fantoches. Em meio à caça ao criminoso virtual, Masamune Shirow insere na trama questionamentos existencialistas, ponderando até mesmo se alguém provido meramente de Inteligência Artificial é, de fato, um ser vivo. E foi exatamente essa mistura de ficção científica, ação e temas filosóficos que fizeram do mangá The Ghost in the Shell uma leitura obrigatória.
A Production I.G. produziu aos comandos de Mamoru Oshii em 1995 e 2004 os filmes Ghost in the Shell e Ghost in the Shell 2: Innocence bem como em 2002 a série anime Ghost in the Shell: Stand Alone Complex e sequela. Já em 2013 a Production I.G. animou o OVA Ghost in the Shell Arise que mais tarde foi transformado numa série anime.
Em Março de 2017 estreou um filme live-action de Ghost in the Shell que contou no papel principal com Scarlett Johansson.