Mais...
    InícioMangaEstará a indústria americana de comics prestes a desaparecer?

    Estará a indústria americana de comics prestes a desaparecer?

    Um artigo por Peter Pischke no The Federalist publicado no início de 2021 ressurgiu agora nas redes sociais e tem dado que falar entre os fãs de comics. O artigo tem como título “O que o entretenimento nerd dos USA deve aprender com os comics japoneses e “The Mandalorian”” e nele Pischke relaciona o declínio dos comics americanos com uma série de “decisões terríveis” relativas a mudanças nos setores da população-alvo.

    O autor conservador dá o exemplo do seu irmão que é um leitor casual de comics e que ficou estupefacto com uma tendência atual. A Marvel lançou recentemente um comic transformando Starlord, o personagem dos “Guardiões da Galáxia”, num bissexual poliamoroso. Ele afirmou:

    Por que a Disney permite que seu pessoal faça pouco dos fãs? Se a Disney está sem dinheiro por causa do COVID-19, parece muito estúpido insultar o seu público.

    Pischke avança afirmando que a indústria de comics já está a morrer há algum tempo. As vendas caíram há algum tempo e continuam a diminuir. Diz ele ainda que conforme as lojas de comics morrem, os fãs assistem com horror à indústria a transformar cada personagem popular em caricaturas Woke. Ele dá exemplos de 2020 onde surgiram um Batman de raça negra, um Wolverine bissexual e um Flash negro não binário.

    Peter Pischke passa então a afirmar que a indústria de comics começou assim a focar-se mais e mais num pequeno segmento de fãs ignorando todos os outros e que isso se repercutiu nas vendas.

    Nerds compram comics, os woke não.

    Ele dá o exemplo de Brian Hibbs do Comicsbeat que prevê que a DC Comics desista do mercado de comics inteiramente em 2022. Referindo também exemplos de pessoas ligadas à indústria como Andy Khouri (editor DC Comics), Bill Sienkiewicz e Mark Russell que publicamente já insultaram os fãs por estes não aderirem às novas tendências dos comics.

    Peter Pischke passa depois a dar o exemplo da indústria mangá que está em crescimento e fala até do mega sucesso de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) que vendeu só no Japão mais de 100 milhões de cópias.

    Cultural e fiscalmente, estamos a comparar as baleias japonesas com os peixinhos americanos daqui. Para a indústria de comics, 100 milhões de cópias seriam um sonho absoluto. De fato, em 2019, a totalidade da indústria de comics ocidental vendeu um total de 15,5 milhões de cópias, e a maior parte disso são livros escolares e mangás. Para ver de outra forma, as vendas totais da indústria de comics ocidentais representam apenas 10% das vendas de um único mangá.

    Ele passa então a falar entre as diferenças entre os autores japoneses e os americanos.

    Em primeiro lugar, os criadores de mangá olham para seus fãs com adoração. No Japão, uma cultura com um senso muito mais consciente de respeito e hierarquia, se um criador insulta alguém ou um ator infringe a lei, eles são punidos.

    Pischke passa então a falar de The Mandalorian, afirmando que Kathleen Kennedy, a presidente da Lucasfilm, deturpou a franquia Star Wars e que fez pouco dos fãs quando propositadamente removeu Luke Skywalker e Han Solo.

    O que se seguiu não foi apenas uma onda terrível de filmes banais, parques temáticos falidos, comics ilegíveis e merchandising indesejado, mas também miopia. Nenhuma peça de merchandise do Baby Yoda estava pronta para o Natal de 2019. Cegada pelo seu desejo obstinado de ser um veículo de justiça social, a Lucasfilm não viu o sucesso de Mando a chegar.

    O sucesso financeiro não parecia importar muito a Kennedy. O “wokening ” de “Star Wars”, ao contrário da indústria de comics, não se baseou numa falha de economia, mas numa falha colossal da leitura da cultura.

    Ao contrário de Kennedy, no entanto, Jon Favreau e Dave Filoni entendem que “Star Wars” é melhor quando está a ser “Star Wars”, e apenas um ano depois de criar “The Mandalorian”, o Disney Plus cresceu para 86 milhões de assinantes. Em suma, a economia está forçando a Disney a reconhecer aquilo que, pela política, ela se recusou a reconhecer.

    O que acham? Por que acham que os comics estão em dificuldades? Concordam com Peter Pischke? A indústria americana de comics está em declínio por as editoras se focarem num pequeno segmento do mercado? Ou é algo que independentemente de agendas políticas era inevitável?

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    73 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    73 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Anduin Lothar
    Anduin Lothar
    3 , Março , 2021 22:23

    concordo com tudo que foi dito.

    Carlos santos
    Carlos santos
    3 , Março , 2021 21:44

    Eu estou chorando, com os comentários doidos que o Japão não tem o politicamente correto, justamente o país que é símbolo do desarmamento civil kkkkkkkkkk

    fundashi666
    fundashi666
    Reply to  Carlos santos
    3 , Março , 2021 22:01

    Isso não afeta as obras japonesas que faz qualquer feminista subir a cabeça de raiva

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  fundashi666
    3 , Março , 2021 22:10

    kkkkkkkkkkkkk to chorando de rir agora com sua piada.

    Sò prova que sabe nada de nada. O desarmamento civil é algo que sempre foi presente nos mangas e isso é politicamente correto querendo acabar com a liberdade individual

    1102
    1102
    Reply to  Carlos santos
    3 , Março , 2021 23:54

    Eu acho que o pessoal vê politicamente correto como contra a violência e ecchi. É uma daquelas coisas que de boca pra boca se perde.

    fundashi666
    fundashi666
    3 , Março , 2021 21:34

    Pior é que ele disse a verdade, os SJWs destruíram as HQs e vão ser substituídos pelos Mangás

    CF
    CF
    3 , Março , 2021 21:29

    O Pischke mandou bem.

    Dom Shidon
    Dom Shidon
    3 , Março , 2021 21:33

    Sou muito contra mudar características físicas, comportamentais e sexuais de personagens já estabelecidos! Criar inclusão é válido, mas alterar obras não!!

    Surgimento de novos personagens e histórias acontecem a cada minuto no mundo, portanto, não precisam estas mudanças desnecessárias!

    Naoki
    Naoki
    Reply to  Dom Shidon
    3 , Março , 2021 22:04

    this^

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Dom Shidon
    4 , Março , 2021 12:40

    Eu só acho engraçado falar coisas como “mas alterar obras não” vindo de um mercado que faz isso a 70 anos, não é algo desta década, o superman lá no começo não é o mesmo superman desses 75 anos que se passaram, foi tanta reformulação, mudanças, coisa boa e coisa ruim.

    Sasukeavenger
    Sasukeavenger
    Reply to  Andarilho Yhan
    4 , Março , 2021 19:18

    é por isso que estão em decadência…
    Porém esse anseio em seguir agendas políticas seguido de ideias ruins é que tem deixado as coisas piores…
    Basta analisar um outro detalhe, alterar obras para agradar minorias vai acontecer o que? Tirar o interesse do fã de longa data que irá parar de consumir e não necessariamente todos da minoria irão consumir os novos produtos alterados, no que resulta em menos lucro, a base para esse sustendo irá diminuir.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Sasukeavenger
    4 , Março , 2021 20:15

    A questão é… oq seria seguir agenda política? mais inclusão de gênero? Pautas sociais? Negros? Mulheres? Pensamentos políticos? Por mim quadrinhos/filmes e etc sempre teve essas temáticas em algum grau, pq mesmo antigamente eles são criação de alguém, eles tem suas opiniões políticas, só foi introduzindo com mais força a medida que a sociedade foi ficando menos problemática em lidar com esses assuntos.

    Poxa pensa tipo, o criador de superman criou o personagem se baseando em sua vivência, o contexto parecido com a jornada dos judeus que sofreram tanto, pq os criadores eram judeu e já falaram nessa alegoria com superman, hoje não tem mais isso pq superman passou por dezenas de visões e reajustes no que significa.
    Fã sempre foi a coisa mais insuportável do mundo, qualquer coisinha está sendo extremamente limitante e chato, eu mesmo já fui assim, extremo e parado no tempo.

    Como eu disse, o problema é bem mais fundo, se a gente analisar o mercado de hoje, as outroas mídias que vão ficando mais populares, acessibilidade de HQs não é como antigamente, as livrarias está tudo mudado e afundando, não é só questão de alterar obra pra minoria, essas obras são alteradas desde sua criação, passou na mão de diversos pessoas com visões diferentes, nunca vai ter uma consistência, o público vai se saturar vendo as mesma coisas de sempre desses heróis, nessa mistureba vai ter coisa péssima e boa ao mesmo tempo.
    E outra se o mercado não se moderniza e traga novos leitores, não é nicho de fã barbado que vai sustentar pra sempre revistinha de herói datado vivendo das mesmas histórias a 70 anos. Pra mim o erro é mais fundo do que só pautas de minorias (que ainda tem várias boas histórias nesses temas então não é necessariamente um problema, igual eu não acho a fase da Jane Foster como Thor algo ruim, acho uma história muito boa, mas tem que diz que é obra de agenda política feminista, eu acho bobagem ficar limitado as obras assim) e eu não acho que “minoria” é um público pequeno hoje em dia.

    Não é atoa que Alan Moore odeia fãs de quadrinhos, acho que ele tem uma percepção muito boa sobre essa indústria de quadrinhos.

    Passuwado
    Passuwado
    3 , Março , 2021 21:04

    A decadência dos comics se da por vários motivos, um dos principais sem dúvida foi terem comprado essa ideia de justiça social progressista, os leitores querem ver boas historias que toquem seus corações, e não historias extremamente tendenciosas que cumprem agendas políticas, os comics chegaram a tal ponto que as historias parecem ser meras propagandas ideológicas ( em 98% dos casos são SJW ).

    Já nos mangás raramente você vê isso, geralmente são apenas historias legais ( e malucas ) que visam apenas entreter ou historias com mensagens universais que qualquer ser humano decente concorda e aceita.

    Até se você pegar os gêneros Yuri e Yaoi não tem nada de ideológico naquilo, tratam o assunto de forma natural, mas o ocidente politiza o assunto e o transforma em algo insuportável de se ler.

    Outra coisa que ao meu ver atrapalha os comics são as historias infinitas, na maioria dos mangás temos historias com inicio meio e fim bem definidos.

    Claro que a exceções como naruto e dragon ball, mas 90% dos mangás são historias fechadas,

    E isso é ótimo pois se você alongar de mais a historia, mais cedo ou mais tarde você vai se perder ( igual a bleach ).

    Mas os comics sempre estão usando os mesmos personagens, a morte nesse universo não tem peso pois sempre trazem o personagem de volta, como a historia é infinita uma hora os autores acabam tendo que inventar coisas completamente ridículas.

    Resumindo, historias infinitas estão fadadas a se perderem.

    Uma outra coisa que pesa a favor dos japoneses é que eles são malucos, você imagina algum ocidental fazendo algo como Fullmetal Alchemist ? Berserk ? Nier ? Persona ?

    Óbvio que não, são um povo com uma cultura e experiências diferentes, consequentemente conseguem criar essas historias malucas que a gente gosta tanto.

    A estética que os japoneses criam também é absurdamente atraente e popular,é só você comparar as heroínas japonesas com as ocidentais, chega ser até covardia comparar.

    Resumindo: Ao meu ver o mangá está crescendo porque os japas estão fazendo as historias que eles querem, enquanto no ocidente a ideologia matou a criatividade.

    E digo mais, se o japao começar a abrir as pernas pra esses SJW e começarem a se ocidentalizar ( como alguns estão pensando em fazer ) então eles vão perder justamente aquilo que faz o anime e mangá ser algo único, e ai o destino deles é a boa e velha lixeira! https://uploads.disquscdn.com/images/8e9db1ad739fb2c67703002a73218f12b778f6ade67dd4b40cdd3677deb75e5c.jpg

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Passuwado
    4 , Março , 2021 12:54

    Eu só não entendi a motivação de pq tu colocou esta imagem ae.

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  Andarilho Yhan
    4 , Março , 2021 12:55

    É pra exemplificar o que ele disse.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Apaixonado por ecchi/hentai
    4 , Março , 2021 13:10

    Que não faz sentido nenhum na conversa. Quer comparar a diversidade melhor empregada sendo que são estética diferentes, não se compara uma estética realista num universo mais realista com outra mais irreal e abstrata (pq mesmo que animes sigam uma antomia parecida com a humana eles ainda são bem estilizados em características pontuais). É quase a mesma coisa de eu pegar um sazae-san e comparar com violet evergarden.
    E no fim, deus me livre se todo game ou HQ tivesse o mesmo traço genérico japa (GOSTO MUITO sim dessa coisa bem final fantasy que tudo é lindão e macio, mas não quero ver só isso no mercado), igual o exemplo ali da loira com a outra, tu troca a peruca é o mesmo rosto, não tem diversidade que agrega tanto para o character design da personagem se ela é quase uma cópia de modelo estrutural da outra…

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  Andarilho Yhan
    4 , Março , 2021 13:16

    Te entendo mano, mas vejo tanto isso na indústria de animes/hentai que tô acostumado.

    Guest
    Guest
    Reply to  Passuwado
    3 , Março , 2021 16:17

    Bem falado! Espero também que o Japão não abra as pernas para SJW e continue nos trazendo e fazendo o que eles amam.

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  Guest
    3 , Março , 2021 21:36

    kkkkkkkkkk me acabo de rir desse povo que fala do japão não é politicamente correto. O país que é considerado o exemplo do desarmamento civil e faz de tudo para acabar com a liberdade individual das pessoas

    Passuwado
    Passuwado
    Reply to  Carlos santos
    3 , Março , 2021 21:40

    E a onde que eu falei que o japão não é politicamente correto ? E essa sequer é a discussão.

    Di
    Di
    Reply to  Passuwado
    3 , Março , 2021 22:31

    verdade ,mas tem outras obras infinitas no Japão que fazem Sucesso e os japas curtem como Sazae san tem 10.000 eps lança desde 1969, Chibi Makuro Chan, Doraemon, Detetive Conan,acho que o pessoal não curte você mudar a obra mesmo e ficar novela de leva e trás voltando os personagens com a aparecia e personalidade diferentes,mudando quase tudo neles.
    Agora se sempre manter da mesma forma o pessoal compra exemplo esses acima.

    Astawke
    Astawke
    Reply to  Di
    4 , Março , 2021 0:42

    Não sei as outras mas Detetive Conan não sofreou Reboot em nenhum momento, continua uma história linear q irá ter um fim em uma ou década por aí.
    Já as americanas Reboot a cada 5 anos, não finaliza nada, e fode tudo que veio anteriormente.

    Di
    Di
    Reply to  Astawke
    4 , Março , 2021 10:51

    mas o que eu expliquei foi isso mesmo,que essas séries que citei são a mesma coisa por anos,e como disse ao amigo o problema não deve ser ficar a mesma coisa porque essas séries são sempre o mesmo e fazem muito Sucesso,mas no caso mudar aquilo que já gostam como acontece com as HQ.

    Naoki
    Naoki
    3 , Março , 2021 20:54

    Realmente não entendo. A maioria do pessoal que conheço que lê comics da marvel, dc, etc, tbm lê ou aceita bem mangá e nunca criticam que um ou outro é melhor. De um modo geral, hoje em dia tanto animações japonesas como os mangás são de fácil acesso e de alguma forma criou-se esta ideia de que são mais avançados, melhores e que os clássicos comics estão ultrapassados e desinteressantes. Eu sou grande fã do universo da marvel e dc especialmente no que toca ao Flash e Batman. Leio comics às vezes para saciar o que as séries/filmes derivados não deixam claro.
    À menos de um ano frequentava bastante uma loja de comics em Budapeste que por acaso também tinham mangás e LN. Era bem frequentada e o pessoal sempre bacano.
    A maioria dos comics sempre teve um público reservado, mas com todo este avanço de ideologias e afins podem dizer que está a morrer mas não está. Simplesmente torna-se menos evidente. ¯_(ツ)_/¯

    Carlos santos
    Carlos santos
    3 , Março , 2021 20:47

    Só acho estranho que no japão mesmo,está tendo um grande quantidade de animes de super herois como my hero academia entre outros do genero. Super herois é algo que sempre deu lucros as editoras e os filmes no cinema são a prova disso,mesmo esquadrão suicida que foi ruim deu milhoes.
    A midia impressa de modo geral que está morrendo mesmo,isso é devido ao processo de automoção que as editoras ainda são ludistas e insistem em manter as comics impressas que são caras .Se mudar tudo para midias digitais e começar um novo modelo de negocios vão continuar vivas por decadas ainda.

    toygame
    toygame
    3 , Março , 2021 20:31

    Quanto a questão de vendas de HQs vs mangas,é um compraração bem ridicula se olhar que o manga é preto e branco e com qualidade de papel inferior as HQs que tem capa dura e tudo mais.

    No anime Gaikotsu Shotenin Honda-san tem até umas piadas sobre isso.

    toygame
    toygame
    3 , Março , 2021 20:27

    O problema todo é que o povo acha que só existem HQs de herois nos EUA,tem muitas serie boas como SANDMAN e outras.

    Essas editora já deveriam ter aposentado esse personagens a anos,mas algo que deve acontecer em breve quando superman,homem aranha e outros cair em dominio publico

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  toygame
    3 , Março , 2021 20:44

    Uma pena que a Warner não faz um animação de Sandman,inves disso que tentar um live action.

    847AM
    847AM
    3 , Março , 2021 19:57

    Caramba o cara foi cirúrgico. Quase dispensa comentários.
    “comics ocidentais representam apenas 10% das vendas de um único mangá.” Detalhezinho brutal ‘–
    No meu ver, o problema nunca foi ter um personagem de X ou Y minoria – a miopia do pessoal ao imediatamente dizer que quem está criticando é algumacoisaISTA – mas sim:
    – Abalar/deturpar/subverter fandoms estabelecidos (cof* star wars cof*);
    – Tornar a tal característica “unica” do personagem a coisa mais importante da história, o que por consequência também começa a ficar caricato.
    – Insultar a inteligencia dos leitores inserindo jargões politicos como se ninguém fosse perceber (basicamente fizeram das comics uma versão do twitter).
    Explorações alternativas de personagens são muito bem vindas. Uma vez feitas entendendo e respeitando o público.;

    light 701
    light 701
    3 , Março , 2021 19:36

    Concordo plenamente

    light 701
    light 701
    Reply to  light 701
    3 , Março , 2021 20:14

    1102
    1102
    Reply to  light 701
    3 , Março , 2021 23:49

    Você respondeu ao próprio comentário?

    Satoshi
    Satoshi
    Reply to  1102
    4 , Março , 2021 0:54

    Mano eu não sei o que aconteceu acho que foi o meu irmão

    KratosTheReaper
    KratosTheReaper
    3 , Março , 2021 19:25

    Eu não vejo o problema de um Batman ou Flash que tenha outras origens ( porque até no mundo não é só branco ou preto ( e desde já peço desculpa pelas palavras ), já o Wolverine epáh +/- porque sempre tive ideia que ele esteve sempre interessado em mulheres. Agora sobre as comics eu tenho ideia que já está em decadencia há muito tempo. Para mim foi quando vi que tinham não sei quantas realidades alternativas e depois tinha-se de ler tudo porque estava entreligadas e para mim isso não dá. E também parece que muitos dos que escrevem/fazem as historias das comics estão estagnados já um bom tempo e agora puff.

    1102
    1102
    Reply to  KratosTheReaper
    3 , Março , 2021 23:50

    Cara… eles fazem isso justamente para dar um novo ponto de partida e ter tipo um recomeço para novos leitores.

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  1102
    4 , Março , 2021 12:47

    Isso que é bem confuso mesmo eu amando o conceito de multiverso.

    KratosTheReaper
    KratosTheReaper
    Reply to  1102
    4 , Março , 2021 0:24

    Ok mas e os antigos? Eu agora para mim tanto faz mas que eles tem de manter ambos satisfeitos é chato e complicado mas não podem cagar e mudar tudo de um momento para o outro.

    1102
    1102
    Reply to  KratosTheReaper
    4 , Março , 2021 8:53

    Verdade que não dá pra esquecer os fãs antigos, mas é aquela coisa, se for só para manter os antigos a tendência é que caia, então o melhor é tentar agradar os dois, fora que a continuidade não chega a importar tanto nesses casos.

    Fora que não reinicia de uma hora para a outra, tem um processo que se passa no meio disso, mas explicar ia ser uma dissertação.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    3 , Março , 2021 19:32

    A última criatividade americano foi Avatar, e msm assim os caras ñ conseguir tirar o máximo dessa obra!! De fato está faltando criatividade, ao invés de aposta em um novo personagem, nova história… preferem alterar oq já existem!!

    toygame
    toygame
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    3 , Março , 2021 20:33

    Não só existem HQs de Herois nos EUA,tem muitas publicações de outro generos.

    E em termos de criatividade japão não é exemplo de nada,pois os mangas mais vendidos são os shounen e LN de isekais que é sempre os mesmo cliches.

    Admmi
    Admmi
    Reply to  toygame
    3 , Março , 2021 20:51

    Tipo assim, só porque as obras q mais vendem são as clichés, não significa que não haja criatividade. É muito mais fácil no Japão sair algo completamente fora do comum do q na América, em questão criativa eles têm mesmo mais liberdade.

    toygame
    toygame
    Reply to  Admmi
    3 , Março , 2021 21:28

    As obras que são fora do comum ,são obras mais adultas como Viland saga,historie e outras que pouca gente acaba vendo e dificilmente ganha uma animação.As obras mais vendia no japão são as cliches mesmo de batalhas e isekais que a criatividade é só repetir as mesma formulas .

    E como falei,nos EUA tem muita HQ que o povo não conhece e pois acha que só existe super herois. autores como Neil Gaiman e Alan Moore produzem classicos que são referencia de muita coisa.

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  toygame
    4 , Março , 2021 12:50

    Tipo Sandman, Hellblazer, Liga Extraordinária, só HQ massa.

    Admmi
    Admmi
    Reply to  toygame
    3 , Março , 2021 21:43

    Não interessa se é o cliché só a vender, isso é normal. O público geral não vai atrás de algo diferente. Mas agora voltando à questão da criatividade, no Japão é muito mais fácil uma grande produtora dar chances a algo diferente do que na América, é verdade que uma vez ou outra algo diferente vai surgir, um autor com uma história diferente do comum aparece. Mas se pensarmos quem aceita mais autores “diferentes”, é o Japão, essa é uma das minhas razões para dizer q à mais criatividade lá.
    E agora outra razão é que o Japão não é tão controlado pelo politicamente correcto como a América, muitos autores ficam limitados pelo hate q podem sofrer.

    toygame
    toygame
    Reply to  Admmi
    4 , Março , 2021 12:35

    A diferença de criatividade dos mangas para HQs é na questão das categorias mesmo.Pois mangas tem generos como musica,esportes e outras que não existem nos quadrinhos.
    Em termos de historias as HQs abordam temas bem mais complexos que mangas que geralmente fazem algo bem simples ou basico.O livro neuromancer é algo que ser como base para vários anime e mangas no japão como ghost in shell,psycho pass e outros.
    Japão tem muita coisa que é tabu no país,teve animes que sofreram censuras em certos eps quando retratado certos periodos historicos do país

    luiz
    luiz
    Reply to  Admmi
    4 , Março , 2021 1:14

    é incomparável e mesmo os animes, se o cara procura um pouquinho que seja, acha anime pra todo gosto e com histórias bem fora do habitual (talvez um exemplo clássico seja o próprio ghibli que faz coisas NADA clichês)

    o que pega é que como aqui chega mto do que tá no hype, parece que só aquilo é produzido, o que tá longe de ser real

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  toygame
    3 , Março , 2021 21:01

    Mas eu ñ falei q existia só de heróis! De fato shounen e isekai éq vende mais, mas existe obra q são bem populare(como o atual Spy x Family)!!

    toygame
    toygame
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    3 , Março , 2021 21:32

    è que no seu comentario voce falou em “preferem alterar oq já existem” basicamente é isso que as HQs de super herois fazem o tempo todo.

    Então voce só se limitou nesse tipo de quadrinhos e por isso comentei que existem outros generos.

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    4 , Março , 2021 12:49

    Avatar é chinês mesmo sendo a fox que criou o filme a ideia original foi dos chineses.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Apaixonado por ecchi/hentai
    4 , Março , 2021 13:35

    Animação Avatar a lenda de aang da Nickelodeon é da China?! Vc ñ está confundido com “baseado nas culturas dos povos asiático/chinês” ñ!!

    Guest
    Guest
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    4 , Março , 2021 10:43

    Avatar é americano.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Guest
    4 , Março , 2021 18:29

    Oh colega eu sei q é do EUA, mas msm assim vlw!

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    4 , Março , 2021 13:38

    Pode ser kkkkk desculpa ae

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    3 , Março , 2021 20:43

    Nossa todo ano sai otimas animações americanas e europeias como Soul,A canção do oceano e outras.Serie de TV tem Rick and Morty,final space e outras serie mais adultas.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Carlos santos
    3 , Março , 2021 21:03

    Mas europeu ñ é americano, além disso o ponto aqui ñ é sobre animação! Mas o erro foi meu, q esqueci de colocar “para mim”!

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    3 , Março , 2021 21:39

    Muitas produções europeias são feitas em parcerias com estudios americanos. E como voce citou avatar a lenda de Aang mostrei que tinha muitas boas animações alem dessa.

    Admmi
    Admmi
    3 , Março , 2021 18:50

    Falou tudo e falou bonito.

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    Reply to  Admmi
    3 , Março , 2021 19:27

    Sinceramente… Falou bonito demais msm!

    Anderson
    Anderson
    3 , Março , 2021 19:12

    Parei de Marvel e DC no começo dos anos 2000 quando conheci os mangás.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    3 , Março , 2021 23:55

    Como leitor de HQs a mais de 30 anos ( tenho 50). vejo que SIM, certos quadrinhos tem problemas. MAS… A outros que só renovam a setíma arte.
    ¨The Mandolorian¨ teve problemas? O primeiro Toy Story também teve, e ainda toca no coração de muita gente.
    E para os horrorizados… Logan dos ¨Exilados¨ e Colossus do Universo Ultimate eram claramente gays

    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    4 , Março , 2021 21:02

    As Comics começaram a decair quando começou a Inserir pautas progressistas nas Histórias, pra Agradar os Lacradores, que não Compram os Produtos e Representam um Pequena parte do Público, e Desagradam os “Nerds” (Sim que são aqueles “Gordos”, “Tetudos”, “Machistas”, “Misógnos” e Blá Blá Blá), que são os Maiores Consumidores desse tipo de Conteúdo, enquanto isso os Animes/mangás, que não tem dessas Porcarias SJW, estão Cada vez mais se Popularizando no Ocidente.

    Likou
    Likou
    5 , Março , 2021 5:30

    O problema não é nem exatamente os personagens “woke” e sim eles parecerem enfiados numa tentativa merda de pegar carona na trend atual. Não é algo bem pensado, eles simplesmente pegam um personagem e dão uma mexida pra tentar atrair um público que nem se interessa por quadrinhos mas reclama na internet quando não inclusos. Sequer é feito um trabalho pra tentar chamar esse pessoal aos poucos ou colocar personagens que realmente tem alguma profundidade e são criações originais. Um exemplo que deu certo é o Miles Morales, geral gosta dele, ele nunca pareceu forçado e não precisaram transformar o Peter Parker, ele é outro personagem, que originalmente assumiu o manto de Homem Aranha nos quadrinhos Ultimate. Gostaram tanto que ele entrou nas outras versões do herói.

    Com isso eles empobrecem o que já tá pobre. Os quadrinhos ficam passando de mão em mão, cada roteirista novo é uma roleta do caralho e cada um cria a história que bem entender, é claro que o público vai ficar perdido. Com mangás você não tem isso, geralmente é um ou dois autores e a história tem uma construção e não vai ignorar o plot e dar reboot do nada (geralmente) e largar tudo que construiu pra trás. Sem contar que existem sempre novas obras, se uma fez sucesso e você gostou, você pode procurar outra parecida ao invés de consumir pra sempre aquilo até cansar. Se quiser pode mudar também pra obras mais ou menos complexas. E também pode escolher outras obras, se perdeu o início de uma, procura outra. E também não toquei na variedade, o gênero engloba vários tipos e atraem muitos públicos, como por exemplo as garotas, coisa que até hoje os quadrinhos de super heróis não conseguiram atrair em boa quantidade justamente por serem só isso… quadrinhos de super heróis.

    Os quadrinhos mais alternativos no entanto estão tendo um enorme sucesso em toda a parte do globo graças à internet e lojas especializadas. Essas conseguem alguma segurança agora e muitas nem precisam de grandes editoras pra serem publicadas. Os super heróis só tendem a encolher mais e mais até virarem um nicho ainda maior pois não são mais o ponto de interesse das suas próprias editoras que estão mais interessadas em fazer milhões com os filmes. Filmes esses que não atraem o público de volta para os quadrinhos e não existe esforço algum para tal por sinal.

    izaque
    izaque
    Reply to  Likou
    6 , Março , 2021 0:07

    Exatamente!!
    Concordo é vejo desta mesma maneira,Quadrinhos(Americanos)às histórias NUNCA termina,é pra quem que começar tem que “Ler” revista dos anos 60,é só tem os mesmos personagens.

    Nuno Alves
    Nuno Alves
    5 , Março , 2021 9:15

    Duvido.

    Pekun-sama
    Pekun-sama
    5 , Março , 2021 1:13

    Nunca curti as hqs americanas mesmo antes de começar a ler mangá, sempre me perguntei como alguém conseguia acompanhar por tanto tempo

    Guest
    Guest
    4 , Março , 2021 10:43

    Achei que em alguns aspectos foi um pouco exagerado e “preconceituoso” o ponto de vista dele, mas se eu for apontar um defeito da indústria dos comics americanas é a falta de criatividade. Isso muito se deve por estarem a mais de 80 anos com estes personagens e muita coisa já ter ocorrido, mas isso não é desculpa para simplesmente ficarem nesses eternos reboots, retcons, mudança de personalidade de personagens que não levam a lugar algum…
    Se tem algo que a indústria tem a aprender com os mangás é saber como lidar com seus personagens sem que eles percam o seu charme, mas sempre dando uma nova cara que consiga agradar a todos.

    W9899
    W9899
    4 , Março , 2021 5:44

    Eu tenho uma solução e é bem simples: Peguem tudo o que fizeram no momento que começou a decadência das comics até agora e joguem tudo no lixo. Voltem a fazer como antigamente, eu tenho CERTEZA que volta a ser consumido como era antes. Mesmo se precisarem demitir todo mundo, pra conseguirem produzir conteúdos como produziam antes, mas eu duvido muito que seja possível isso acontecer.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  W9899
    4 , Março , 2021 20:26

    Ae é difícil, o mundo de antigamente não é igual o atual, os jovens de hoje não vão se identificar com obras ou narrativas datadas, o jovem de hoje tem muito mais mídia “interessante” do que ler quadrinho, o público mais velho não vai consumir pra sempre esses heróis se tivesse ainda lançando exatamente como no passado, iriam se saturar vendo o mesmo de sempre, ele se adequaria melhor com coisa nova no mercado que é novidade e bem mais interessante.
    O que está faltando nessa indústria é criatividade e mais história conclusivas e exclusivas.

    antonio carlos
    antonio carlos
    4 , Março , 2021 2:22

    n cheguei a acompanhar tantos quadrinhos americanos mas quando comprava me incomodava muito ter capítulos de historias paralelas no meio das edições padrão e ao mesmo tempo ter historias que eram vendidas em outros compilados mas se passavam com o mesmo herói e eu ainda tinha que ficar vendo que perdi alguma coisa “relevante” nas notas de pagina que estava naquelas outras edições. somando isso a bagunça dos multiversos e resets fazia n ser uma experiência tão boa quando pegar um serie shonen qualquer pra ler.

    todo esse lance de passar manto ou ter vários heróis com o mesmo nome pra min torna eles menos humanos e mais uma marca, somado as narrativas que parecem vir de um estereotipo de novela mexicana faz com que eu realmente n consiga ligar para eles ou suas mortes que duram algumas edições, e quase como em rick e morthy, pq eu ligaria se os xmen morreram se eles vão lançar outra revista com outros xmen de outro universo.

    já parte da narrativa eu acho q os mangas conseguem ser muito mais expressivos e ter peso nas ações, seja drama ou luta as ilustrações conseguem passar muita emoção, talvez pelas narrativas se sustentarem por si só e n por polemicas pra tentar crescer o numero venda ou pela maior liberdade dos autores em n terem q se preocupar em afetar serie alheias.

    Apaixonado por ecchi/hentai
    Apaixonado por ecchi/hentai
    4 , Março , 2021 12:46

    Na minha opinião falha o maior problema são as histórias enchendo linguiça, é claro que as atuais tão boas mas de vez em quando os caras erram feio em muitas sagas, o bom que estão acertando atualmente.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    4 , Março , 2021 12:22

    Na realidade estes comics estão decaindo a décadas nas vendas, só achei bobagem afirmar que isso é por conta de transformar personagens em outras sexualidades, claramente é um leitor incomodado e que parou no tempo mas não consegue afirmar seu preconceito, e o cara acha que só nerd compra quadrinhos? e negros não? Acha que nerd é um raça única que só eles compram e vão sempre comprar…. olha as bobagens que precisamos ler, mas bizarro é achar que temas de justiça social não existe desde sempre em histórias de heróis; com certeza ter esses assuntos não é um dos problemas já que os quadrinhos de herói já estavam decaindo bem antes dessa onda de testar coisas novas também (e quando não testou coisas assim? Comics existe mil versões do mesmo personagens de várias maneiras dentre dezenas de realidades e histórias).

    Eu lia bastante mas nunca acompanhei fielmente comics americanos por ser muito histórias e cronologias variadas, não tem um começo meio e fim, então fica difícil acompanhar tanta histórias, e acho que isso não funciona com o público de hoje além de cansar ver centenas de histórias do batman que já foi explorado até não poder mais, imagina explorar um persongens desses com consistência por 70 anos e achar que nunca vai deslizar, hoje os filmes é mais prático pra novos públicos e rendem bem mais. Sem falar que hoje quadrinhos se tornaram bem coisa de luxo, não é mais acessível como antigamente, então se cria o nicho. Hoje em dia apenas umas histórias que são mini-séries (tipo spider man história de vida, spider man blue, x-men grand design) que dão certo e são bacanas e arcos fechados, agora as mensais…. é aquela bagunça, igual o ultimate, ninguém tem paciência de saber como acompanhar um personagem que tem 70 anos de mil versões.
    No fim, nerd pe chato pra caramba, nunca vi público mais insuportável, faço parte mas sei dos podres dessa comunidade, o quanto eles afastam novos leitores e também vemos claramente no mercado que o público novo não se interessa, não se vê mais tantas crianças consumindo quadrinhos de heróis, hoje a praia é outra.
    Mangás é bem mais atrativo, seja pela linguagem e por ser histórias conclusivas.

    luiz
    luiz
    4 , Março , 2021 1:11

    ele falou algo certo, mas justificou com todos motivos errados, com o detalhe de que ele sequer parece conhecer mangás, que fazem uso recorrente de personagens do estilo que ele abomina (pq mto ali foi mais homofobia do que propriamente uma crítica a baixa qualidade)

    O que me parece é que tantos reboots, tantas histórias saturadas, tanta coisa repetitiva e plots que não enganam mais ninguém (vamos matar tal, afinal depois ele volta a vida via universo alternativo sei lá qual) cansaram e essas mudanças aí de gay, negro, bi, etc é basicamente no intuito de GERAR POLÊMICA e mto menos pensando nesse público (pra quem na verdade eles tão cagando), mas como gera assunto e mta gente vai querer acompanhar pra saber, pra eles vale como divulgação (deixando claro que eu não tenho problema nenhum que esse ou aquele personagem sejam da forma que forem e tenham as opções que forem, apenas vejo com mto ceticismo a indústria do comics usar isso por uma “causa nobre”, digamos assim)

    por outro lado nos mangás vc tem histórias novas o tempo todo, vc até tem alguns títulos abusados à exaustão (naruto, cavaleiros, dragon ball), mas no geral vc tem uma renovação constante, que traz coisas novas e histórias novas e isso por si só já quebra no meio os comics que não introduzem quase nada de novo e não criam nada de novo relevante há tempos (talvez o último herói realmente relevante tenha sido o super choque)

    o problema que do jeito que ele falou parece mais coisa de nerd tonto do que uma crítica (que por si só seria mto válida)

    izaque
    izaque
    6 , Março , 2021 0:28

    Pra mim os Mangás foi minha primeira é Concreta porta de entrada para à Leitura,começando por eu achar bem melhor,pois não curto os traços dos Quadrinhos,mesmo que agora tem quadrinhos com traços muito parecidos com os Mangás!
    As histórias dos personagens Nunca termina,invés de criarem personagens Novos eles fazem outros ocuparem lugares dos antigos!
    É por fim o ponto que acho que os Mangás são incríveis,é por que são histórias de uma Pessoa(Autor),não de Várias que torna ser melhor,incrível também que hoje qualquer pessoa pode Fazer um Mangá é ser um sucesso!!
    Claro que ambas são muito boas é não se anulam(minha opinião).

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares