
A NHK revelou que o autor Osamu Sōda faleceu no passado dia 8 de abril em Nagoya devido a pneumonia. Segundo a sua família, a saúde do autor de 95 anos piorou repentinamente depois de ele ser hospitalizado devido a uma gripe dia 4 de abril.
Sōda nasceu dia 8 de maio de 1928 em Tóquio. Depois de se formar na faculdade, ele primeiro trabalhou como argumentista de cinema e editor de revistas antes de fazer a sua estreia como romancista em 1979 com o seu romance indicado ao Prêmio Naoki, Michi Kaiiki (Mares Desconhecidos).
A Kadokawa, a editora que publicava as obras de Osamu Sōda, publicou uma declaração onde afirmou que desde a estreia de Sōda em 1979, ele continuou a escrever ativamente novas obras mesmo depois de completar 90 anos. Os editores homenagearam Sōda por levantar sempre o ânimo das crianças ao longo da sua carreira de escritor de 45 anos e por expressar a sua oposição à guerra, nascida da sua experiência pessoal.
A Kadokawa Shoten publicou a novel Bokura no Nanokakan Sensō (Seven Days War) de Sōda em abril de 1985, e a obra best-seller inspirou um filme live-action protagonizado pela atriz Rie Miyazawa em 1988. A novel também gerou uma série de continuações impressas e spinoffs com mais de 20 milhões de cópias. A série adicionou novos volumes o mês passado.
A novel Seven Days War inspirou um filme anime em 2019. O filme anime competiu no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy de 2020. Nesse mesmo ano, o filme ganhou o prémio de Melhor Longa-Metragem de Animação no 53º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges, em Espanha.
A animação é da responsabilidade do estúdio Ajia-dou (Shuumatsu no Izetta, Nintama Rantaro, Kujibiki Unbalance), a direção é de Yūta Murano (Brave Beats, Dream Festival!, How NOT to Summon a Demon Lord) que se estreia como diretor de filmes, a história é de Ichiro Okouchi (Code Geass, Valvrave the Liberator, Kabaneri of the Iron Fortress) e o design de personagens é de Hiroshi Shimizu(Michiko & Hatchin, Megalobox).
A história de mistério e sátira social começa no dia anterior às férias de verão, quando todos os rapazes de uma turma do primeiro ano de uma escola secundária no centro de Tóquio desaparecem. Foi um acidente? Um sequestro em massa? Na verdade, eles esconderam-se numa fábrica abandonada à beira do rio. Com o apoio das meninas, os rapazes iniciam uma revolução contra os adultos nessa “zona de libertação”.
Aqui no OtakuPT apresentamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos de Osamu Sōda.