O dono do “Nunu TV”, o maior site de violação de direitos autorais da Coreia do Sul, foi preso após uma investigação da equipa de investigação forense de crimes de direitos autorais do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia (MCST). Esta prisão resultou da colaboração das autoridades coreanas com várias agências internacionais como a INTERPOL.
A prisão aconteceu em novembro e foram também afetados os sites “TVWiki” e “OKTOON”, que eram também propriedade da mesma pessoa.
O OKTOON é conhecido por fazer upload ilegal de webtoons e lucrar com eles. Os outros dois sites são serviços de streaming ilegais.
A MCST apreendeu os domínios da Nunu TV, TVWiki e OKTOON, redirecionando os acessos para uma página de “Aviso de apreensão de domínio”, impedindo efetivamente a transmissão ou distribuição de trabalhos copiados não autorizados.
O diretor da MCST, Jeong Hyang-mi, comentou:
A apreensão do operador do OKTOON é a maior conquista desde o estabelecimento do ‘Plano de Erradicação de Distribuição Ilegal de Conteúdo K’ e o lançamento da Equipa de Investigação Forense de Crimes de Direitos Autorais. Também demonstra que operadores de sites ilegais que ameaçam os direitos de criadores nacionais não podem mais escapar da nossa rede de investigação.
No final, quem vai perder, é os autores que pensam que sem pirataria, eles vão vender mais, quando na verdade eles vão vender menos. Eu conheço muitas obras por causa da pirataria, e por aquelas que me apaixonei, cheguei andar atrás do material original.